Frango a governador da Vó Ninha (gratinado com creme de cebola e batata palha)
Não sei quem é esse tal governador nem de onde surgiu o nome, mas adorava quando íamos almoçar na casa dos meus avós de Santos e éramos recebidos com esse prato. Fazia muito tempo que não comia, mas a vontade apareceu aí adaptei um pouquinho a receita e diminui as quantidades, que serviam a família inteira, para 2 pessoas.
Frango a governador da Vó Ninha (gratinado com creme de cebola e batata palha)
1 peito de frango limpo em cubos (podem ser sobras já cozidas)
1 pacote pequeno de sopa creme de cebola (tipo Vono)
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de milho verde cozido
1/2 xícara de creme de leite
1 tomate grande sem pele e sem sementes em cubinhos
1 cebola pequena em cubinhos
1 dente de alho amassado
1/2 colher de sopa de ervas finas desidratadas
2 fatias de muçarela
+/- 1/2 xícara de batata palha (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Dissolva a sopa no leite e mexa bem até ferver. Adicione o milho, desligue o fogo e misture com o creme de leite. Coloque este creme em um refratário pequeno e reserve.
Dica: para evitar o creme de leite, usei 200ml. de leite para preparar a sopa e, para engrossar um pouco, dissolvi 1 colher de chá de maisena em 2 colheres de sopa de água fria. Aí é só adicionar ao creme e mexer bem para não empelotar. O sabor não fica o mesmo, mas fica bem parecido.
Aqueça um fio de azeite e refogue a cebola com o alho. Quando estiver quase dourando, junte o tomate e o frango e tempere com as ervas finas, sal e pimenta do reino. Espere o frango ficar completamente cozido e distribua o refogado sobre o creme.
Cubra com a muçarela e leve ao forno bem quente para derreter o queijo (mais ou menos 10 minutos). Tire do forno e coloque a batata por cima pouco antes de servir para que fique bem crocante. Na receita original não tinha batata palha, mas achei que ficaria bom e ainda complementou o prato.
Esta receita serve bem duas pessoas. Acompanhe com arroz branco e uma saladinha.
Taís Reche
7 de setembro de 2013 em 23:44
Acabei de fazer aqui, receita maravilhoooosa! O que mudei foi que eu bati o milho com creme de leite e depois juntei ao creme de cebola dissolvido no leite, pq não sou muito fã do milho em grãos, hehe E daí depois que coloquei o refogado de frango, antes da mussarela, coloquei um pouco de requeijão 🙂 Cobri com mussarela e queijo ralado e voilá! Só derreti e coloquei batata palha :DD Lindo, fácil e maravilhoso 🙂 Parabéns pela receita!
Luciana C.
8 de setembro de 2013 em 20:49
Que delícia, Taís! 🙂
Deu tempo de tirar foto para participar da nossa ação?
cozinhandopara2ou1.com/2013/08/30/acao-comemorativa-de-5-mil-likes-no-facebook
Taís Reche
14 de setembro de 2013 em 19:09
Deu simm! Acabei de mandar 🙂 Agora é só torcer, hahaha
Pingback
1 de outubro de 2013 em 12:01
http://cozinhandopara2ou1.com/2013/10/01/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-setembro2013/
Fernanda
26 de setembro de 2015 em 21:59
Olá, Luciana!
Não me canso de ‘vasculhar’ seu blog e encontrar maravilhas, algumas mais fáceis, outras mais elaboradas, mas todas muito especiais e super saborosas.
Estou super a fim de testar essa receita de frango mas tenho alguns probleminhas com creme de leite… Pergunto: vc acha que posso substituí-la pelo de soja ou por iogurte? Ou será que comprometeria muito a receita?
Agradeço se pudet e dar uma orientação.
Abraços
Fernanda
Luciana Carpinelli
27 de setembro de 2015 em 18:09
Oi, Fernanda! Obrigada pelo carinho 🙂
Pode sim substituir o creme de leite pelo de soja ou então pelo de arroz. Aliás, essa substituição quase sempre dá certo!
Outra possibilidade é usar o creme de ricota, fica bem gostoso.
Beijo e volte sempre.