Bolo de carne recheado
Bolo de carne tem cara de almoço na casa da vó, né? Outro dia fui almoçar com meus avós e foi esse o cardápio, só que feito pela neta. Para completar, basta uma salada simples e uma massa bem gostosa (neste dia foi um Nhoque de batata) com um molho simples.
1 pão amanhecido
250g. de carne moída
1 ovo
1 tomate sem pele e sem sementes bem picado
1 cebola pequena em cubinhos
1 dente de alho picadinho
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de sopa de salsinha picada
1 pitada de gengibre em pó (opcional)
3 fatias de muçarela*
1 cenoura pequena ralada* (+/- 1 xícara)
Azeite, pimenta do reino e sal a vontade
1 1/2 xícara de molho de tomate (opcional)
Coloque o pão amanhecido para amolecer em um pouco de água ou leite.
Enquanto isso, misture a carne com o ovo, 2/3 da cebola, o alho, o tomate, a páprica, o gengibre em pó (se for usar), pimenta, sal e um fio de azeite. Escorra bem o pão, acrescente à carne e amasse bem até ficar homogêneo. Deixe descansar um pouco.
Tempere a cenoura com o restante da cebola, sal, azeite e pimenta. Reserve.
Unte um refratário ou forma de pão com azeite e cubra o fundo e as laterais com uma camada de mais ou menos 1 dedo de carne. Coloque o queijo e, por cima, a cenoura. Cubra com o restante da carne e aperte com cuidado para tirar o excesso de ar.
Dica: Se preferir, recheie com mais ou menos 1 1/2 xícara de linguiça picada ou desmanchada, outros legumes (milho, ervilha, vagem, abobrinha, salsão etc.), palmito picado, ovos cozidos, bacon picadinho, queijos, azeitonas, cogumelos…
Leve ao forno pré-aquecido em 200° C por uns 45 minutos, até começar a dourar. Retire do forno e escorra o caldo. Espere uns 5 minutinhos antes de servir com o molho de tomate, assim não desmancha tão fácil. Você pode servir na forma ou deserformar com cuidado.
Pingback
20 de julho de 2013 em 12:52
http://cozinhandopara2ou1.wordpress.com/2013/07/20/especial-amigo-do-estomago/
Maria Elza
8 de janeiro de 2018 em 19:22
Vou experimentar@!
Pela imagem está parecendo muito apetitoso.
Obrigada pelo envio.
Maria Elza