Bolo de fubá com (ou sem) erva doce muito fácil
A vida inteira tinha comido bolo de fubá com erva doce, até me mudar para a cidade grande e descobrir que a combinação não era muito famosa por aqui. Foi então que tive de aprender a fazê-lo.
Em pouco mais de 8 anos, cheguei a essa receita que relembra o passado e dá bem para duas pessoas devorarem em 2 ou 3 dias — sem desperdício (e sem exagero!).
Bolo de fubá com (ou sem) erva doce muito fácil
2 ovos
1 xícara de leite (ou leite de coco ou metade de cada)
4 colheres de sopa de óleo
1 xícara de fubá mimoso
2/3 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de sementes de erva doce (opcional)
2 1/2 colheres de chá de fermento em pó
Manteiga ou óleo + fubá para untar a forma
Bata no liquidificador os ovos, o leite (de coco, se for usar), o óleo, o fubá e o açúcar até obter um creme homogêneo.
Acrescente a erva doce (se for usar) e o fermento e incorpore com uma colher, sem bater. Coloque a massa em uma assadeira pequena untada com manteiga ou óleo e leve ao forno pré-aquecido em 180°C por mais ou menos 30 a 35 minutos ou até a superfície começar a dourar.
Dica: eu prefiro usar a forma com furo no meio pois o bolo assa mais rápido e mais uniformemente, mas você também pode utilizar outro modelo.
Paula Barros
8 de setembro de 2014 em 16:42
Olá.
Não vai farinha mesmo nessa receita?
Obrigada.
Luciana C.
8 de setembro de 2014 em 23:35
Oi, Paula. Ė só fubá mesmo, esse bolo fica super leve. 😉
Roseli
8 de julho de 2020 em 17:08
Boa tarde! Minha filha fez esse bolo de fubá e depois de pronto não foi possível comer, estava horrível muito açúcar e foi aí que vi que sua receita está errada ou está colocado de maneira que entendemos que é 2/3 de açúcar ? O que seria 2 à 3 xícaras de açúcar ? Ficou muito açúcar e tive que jogar fora
Luciana Carpinelli
8 de julho de 2020 em 21:21
Roseli, a receita está muito clara: 2/3 de xícara significam dois terços de xícara de açúcar e não 2 ou 3 xícaras de açúcar.
Para 1 xícara de fubá, usar o dobro ou o triplo da quantidade de açúcar é mesmo um exagero! Concordo que não ficaria muito bom.
Que pena que se confundiram…