Pizza enrolada da Tia Wanda
As irmãs do meu avô paterno herdaram os genes da bisnonna e sempre cozinharam magnificamente bem. A Tia Tica e a Tia Wanda tiveram até uma casa de massas que era um sucesso absoluto na cidade.
Esta receita é uma variação muito especial da pizza de todos os dias que o meu pai adora — e ele ficou morrendo de vontade quando eu contei que tinha feito aqui sem ele para provar!
Pizza enrolada da Tia Wanda
1/4 xícara de óleo
1/2 copo de leite morno
1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
+/- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
Sal a vontade
Para o recheio: tomates em fatia, fatias de muçarela, fatias de presunto, azeite e orégano
Para finalizar: 1 gema
Misture os ingredientes líquidos com o fermento e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos até soltar das mãos (pode ser necessário um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da farinha e da umidade do dia). Se estiver tudo incorporado e, mesmo assim, a massa continuar grudenta, adicione farinha aos pouquinhos para chegar ao ponto (com cuidado para não deixá-la ressecada).
Jogue um pouco de farinha em uma superfície limpa e seca e sove a massa por pelo menos uns 5 minutos (amasse com força e bata um pouco para desenvolver o glúten e crescer mais). Coloque um pouquinho de farinha em uma tigela, a massa e mais um tiquinho de farinha por cima. Cubra com um pano de prato ou filme plástico e deixe descansar por pelo menos 1 hora em um lugar que não tenha vento (costumamos deixar dentro do microondas desligado).
Dica: Para saber se a massa está pronta, antes de colocá-la para crescer, separe uma bolinha dela e mergulhe em um copo com água. Quando estiver pronta, a bolinha sobe à superfície.
Após o crescimento, abra a massa com o rolo, distribua os tomates em rodelas temperados com um pouquinho de sal, azeite e orégano, a muçarela e o presunto. Enrole com cuidado para não romper a massa, dobre as duas laterais e coloque em uma assadeira untada com óleo ou margarina e enfarinhada. Deixe crescer por mais ou menos 30 minutos em local fechado.
Pincele a superfície com uma gema levemente batida e leve ao forno pré-aquecido em 200ºC até dourar (mais ou menos 20 minutos). Retire do forno, corte em fatias e sirva em seguida.
A pizza enrolada pronta pode ser congelada. Espere-a esfriar, coloque em uma assadeira e leve ao congelador. Quando estiver firme, coloque em um saco plástico, retire o ar e feche bem. Conserve congelado por até 3 meses. Para servir, retire do congelador e leve ao forno bem baixo até esquentar.
Se preferir, use outros recheios: calabresa em rodelas ou moída, lombinho defumado, frango com catupiry, atum com rodelas de cebola, outros queijos etc. Ou então faça uma pizza enrolada doce com banana e leite condensado, queijo branco com goiabada, brigadeiro, doce de leite…
Silvia
18 de outubro de 2013 em 20:12
Lu, eu e o Giorgio nao fomos para Mogi comer a pizza enrolada que seu pai ia fazer para nos…agora vou fazer em casa 🙂
Parabéns pelo blog, revista, entrevista…bjs e saudades.
Luciana C.
18 de outubro de 2013 em 20:20
Verdade, Silvinha! Depois me conta se aprovaram, quando você fizer.
Saudades também. Aliás, precisamos marcar um encontrinho, hein? 🙂
Pingback
9 de novembro de 2013 em 0:14
http://cozinhandopara2ou1.com/2013/11/02/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-outubro2013/
Pingback
25 de junho de 2014 em 11:27
https://cozinhandopara2ou1.com/2014/06/25/baguete-recheada-com-linguica-e-queijo-e-um-atalho-para-adiantar-a-receita/
Pingback
10 de julho de 2014 em 19:38
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/07/10/pizza-e-precisa-de-dia-certo-para-ela/