Doce de abóbora com coco (calorias reduzidas)
Diz a lenda que Lucília Diniz emagreceu comendo doce de abóbora porque ela tem muitas fibras, proporciona saciedade e mata a vontade de comer sobremesas com pouquíssimas calorias. Não sei se é verdade nem cheguei a pesquisar a versão dela, mas resolvi experimentar uma versão mais light.
Fiz meia receita, diminuí um pouco a quantidade de açúcar, usei a versão magra (light) dele para controlar umas calorias e aprovei o resultado. Aposto que minha mãe iria achar pouco doce, por isso coloquei a variação para que você faça como preferir.
Doce de abóbora com coco (calorias reduzidas)
250g. de abóbora (pescoço ou seca)
6 a 9 colheres de sopa de açúcar (ou o equivalente em açúcar magro ou adoçante culinário)
2 ou 3 colheres de sopa de coco ralado
1 pedaço de canela em pau
2 cravos da índia
1/2 colher de sopa de manteiga (eu não usei)
Descasque a abóbora, corte-a em pedaços pequenos e coloque-os em uma panela. Adicione o açúcar, cravo e canela e leve ao fogo baixo, mexendo bem para que ela comece a soltar água.
Quando a abóbora estiver totalmente desmanchada, coloque a manteiga para que ela fique cremosa e ganhe um “brilho”. (Resolvi economizar essa gordura e não senti falta dela. 😉 )
Assim como o brigadeiro, o doce de abóbora também tem o ponto certo, que é quando você vira a panela e consegue ver o fundo. Neste momento, adicione o coco ralado (eu usei um parcialmente desengordurado e não adoçado), mexa mais um pouco e desligue o fogo logo a seguir. É importante não deixar o doce no fogo por muito tempo após colocar o coco ralado para que ele mantenha o seu frescor.
Espere esfriar e sirva. Com um queijinho branco fica ótimo.
Esta quantidade rendeu um pote de azeitonas alto cheinho de doce. Mantenha na geladeira por uns 4 ou 5 dias (se preferir guardar por mais tempo, não misture o coco e adicione-o apenas na hora de servir, pois ele faz com que o doce azede rapidamente, mesmo sob refrigeração).
Pingback
25 de novembro de 2013 em 11:07
http://naonascidiva.com/2013/11/25/links-da-semana-5/
Pingback
8 de maio de 2014 em 13:45
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/05/08/tortinha-de-maca-super-facil-no-voce-bonita/
Pingback
25 de fevereiro de 2015 em 12:27
http://www.cozinhandopara2ou1.com.br/2015/02/25/abobora-caramelizada-no-mel/