Risotto alla Valdostana (ou Risoto à Valligiana, com cogumelos e queijo)
Sou uma pessoa assumidamente curiosa e, em alguns casos, essa curiosidade acaba virando quase que uma obsessão seguida de investigação que só termina ao ser devidamente esclarecida. E foi assim que este prato entrou na minha vida: vi no supermercado um pacote de “Risoto à Valligiana” e, como nunca tinha ouvido falar dele, resolvi pesquisar. A surpresa foi o tio Google não indicar nenhuma receita que não fosse a partir desta mistura industrializada.
Não me contentei com esta resposta e resolvi ler um pouco mais sobre a culinária valligiana, típica da região franco-italiana do Valle de Aosta (de onde, aliás, vem o queijo Fontina — muito utilizado nos fondues). Finalmente descobri uma pista que me levou ao tradicional Risotto alla Valdostana, preparado com cogumelos e queijo (dois dos meus ingredientes preferidos). É claro que não demorou muito para testá-lo e aprová-lo.
Risotto alla Valdostana (ou Risoto à Valligiana, com cogumelos e queijo)
2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picada
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho tinto seco (opcional)
+/- 2 1/2 xícaras de caldo de legumes quente (ou tabletes dissolvidos em água)
20 g. de funghi secci (cogumelos desidratados)
100 g. de champignons fatiados (preferencialmente frescos)
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar. Acrescente o vinho, o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Espere que ele quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).
Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Adicione o funghi e vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto).
Quando sobrar mais ou menos 1 xícara do caldo, acrescente os cogumelos fatiados e tempere com sal e pimenta do reino. Esse processo deve demorar entre 15 e 20 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo.
Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia e coloque o queijo ralado, mexendo para que derreta. Retire a manteiga da geladeira e integre-a também ao risoto (margarina não dá o mesmo ponto). Se quiser, finalize os pratos com um pouquinho mais de parmesão.
Esta receita serve bem duas pessoas. Se quiser, acompanhe de uma carne ou peixe grelhado.
Pingback
17 de abril de 2014 em 12:55
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/04/17/receitas-rapidas-e-faceis-para-a-pascoa/
Nina Pimenta
3 de outubro de 2014 em 14:07
Eu também já fiz esta receita baseada na curiosidade pelo risotto de pacote. A diferença para a sua receita é que douro a cebola e uso shitake, shimeji e champignons frescos.
Fica divino!
Luciana C.
4 de outubro de 2014 em 13:52
Hum, sua versão seve ter ficado mesmo muito boa… deu vontade de testar. 🙂