Bacalhau com batatinhas no papillote
Esta receita é um ótimo coringa por ser super prática e ficar bonita no prato. Em pouco mais de 20 minutos, o peixe fica desmanchando como na foto e extremamente perfumado e saboroso.
E, se você é preguiçoso como eu, e quer evitar ao máximo a quantidade de louça após o almoço da Sexta-feira Santa ou no domingão com a família, a dica é abusar do papilotte — ele evita que o azeite do preparo não suje a assadeira. 😉 Se eu fosse você não pensaria em outra receita!
Bacalhau com batatinhas no papillote
1 posta de bacalhau (+/- 200g.)
4 a 5 batatinhas
+/- 1/4 xícara de azeite
1/4 de cebola fatiada
2 dentes de alho
1/2 pimenta dedo de moça picadinha
1/2 colher de sopa de ervas frescas picadas
1 ramo de alecrim ou de tomilho fresco
1 pitada de sementes de erva doce (opcional)
Azeitonas
Sal e pimenta do reino a vontade
Se o bacalhau estiver salgado, lave-o bem em água corrente e coloque de molho em água limpa na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte troque a água mais umas 3 a 4 vezes a cada 2 horas para dessalgar, mantendo sempre na geladeira.
Após isso, escorra bem, retire os espinhos mais externos com cuidado para não desmanchar a posta e reserve.
Descasque e cozinhe as batatinhas em água com sal por 10 minutos. Retire-as da água e reserve também.
Corte um pedaço de mais ou menos 30cm.x40cm. de papel alumínio e coloque sobre uma assadeira. Regue-a com azeite e distribua as sementes de erva doce. Coloque o bacalhau e, em volta, as batatinhas pré-cozidas, as azeitonas, as ervas e os dentes de alho com casca.
Regue com mais um pouco de azeite e arrume a cebola, a pimenta dedo de moça, tempere com sal (cuidado para não exagerar!) e pimenta do reino e regue novamente com o restante do azeite. Dobre o papel alumínio nas laterais e feche na superfície, deixando um espaço livre em cima para que o vapor circule.
Leve o papillote ao forno pré-aquecido em 220ºC por mais ou menos 20 minutos para que o bacalhau fique macio. Com cuidado, abra o pacote (vai sair vapor muito quente) e sirva em seguida, regando com o azeite.
Se quiser, complemente o prato com arroz. Esta receita rende uma porção; para mais pessoas, basta multiplicar as quantidades.
Dica: fique atento pois podem ter sobrado espinhos no bacalhau.
Pingback
17 de abril de 2014 em 12:54
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/04/17/receitas-rapidas-e-faceis-para-a-pascoa/
Pingback
18 de dezembro de 2014 em 17:08
http://www.cozinhandopara2ou1.com/2014/12/18/receitas-para-as-ceias-de-natal-e-de-ano-novo-2014-2015/