[VÍDEO] Risotto alla Milanese (risoto de açafrão)
Adoro risotos por serem deliciosos, pela cremosidade, pelas possibilidades, por ser um prato único e bonito para um almoço ou jantar mais “arrumadinho” etc., mas demorei MUITO para tomar coragem e tentar reproduzir alguma receita em casa, achando que nunca conseguiria. O negócio é que já na primeira tentativa deu certo e agora, se bobear, é capaz de eu querer viver só de risoto — as possibilidades são praticamente infinitas!
Para compartilhar todas as dicas do preparo de risoto e também mostrar que não é um prato impossível de ser feito, escolhi para mais um dos vídeos de receitas do nosso canal no YouTube uma versão mais simples, o risoto com açafrão (tradicional prato milanês). Veja a seguir a receita completa e assista ao vídeo logo abaixo.
2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picada
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho branco (opcional)
+/- 2 1/2 xícaras de caldo de carne quente (ou tabletes dissolvidos em água)
1 colher de chá de açafrão em pó (ou 1 pitadinha de pistilos de açafrão)
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Dissolva metade do açafrão no caldo e mantenha-o quente.
Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar. Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que ele quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).
Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Aos poucos, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo.
Quando estiver faltando mais ou menos 1 xícara do caldo, adicione o restante do açafrão e misture. Coloque a última concha de caldo e, assim que o arroz estiver pronto (al dente, cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto).
Esta receita serve bem duas pessoas. Acompanhe de uma carne ou peixe assado/grelhado.
Pingback
31 de maio de 2014 em 11:34
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/05/31/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-maio2014/
Pingback
3 de junho de 2014 em 11:36
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/06/03/medalhao-de-salmao-com-alcaparras-e-endro-na-manteiga/
Pingback
7 de junho de 2014 em 11:34
https://cozinhandopara2ou1.com/2014/06/07/20-receitas-faceis-e-praticas-para-um-jantar-romantico-no-dia-dos-namorados/
KEROLIN
26 de novembro de 2015 em 11:01
Olá Lu!
Gostaria que você incluísse informação de tempo de preparo nas receitas. 🙂
Beijos e parabéns pelas receitas!
Luciana Carpinelli
26 de novembro de 2015 em 18:41
Kerolin, obrigada pela sugestão, mas eu tenho um bom motivo para não colocar o tempo de preparo nas receitas.
Sabe qual é o principal problema quando a gente define uma determinada quantidade de minutos para o preparo? Na prática, quase nunca ela está correta. Tenho certeza que eu, que tenho bastante experiência na cozinha, preparo muitos pratos bem mais rápido do que alguém que está começando a cozinhar. E, quando as pessoas percebem que o tempo que elas levam é muito maior do que o indicado na receita, começam a achar que as outras informações também estão erradas. É por isso que prefiro não indicar essa informação. Você me perdoa? 😉
Beijo e volte sempre!