Escondidinho de batata baroa com frango desfiado
Uma das receitas mais práticas, na minha opinião, é o escondidinho. Primeiro porque é super fácil de preparar, as combinações são praticamente infinitas e, além disso, é um prato único que não precisa de muitos complementos para uma refeição completa — geralmente uma bela salada colorida basta.
Como cada vez mais venho tentando substituir a batata inglesa por outras variedades de tubérculos, como o meu querido inhame, a batata doce e a mandioca (ou aipim/ macaxeira), desta vez escolhi a batata baroa ou mandioquinha para a base. O recheio foi um peito de frango que estava na geladeira implorando para ser utilizado e em poucos minutos um almoço delicinha estava pronto. É assim que gosto!
Escondidinho de batata baroa com frango desfiado
Para o purê de mandioquinha:
300g. de batata baroa cozida (mandioquinha, batata salsa)
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho bem picadinho
1/2 de xícara de leite
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1/2 colher de sopa de páprica
Sal e pimenta do reino a vontade
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado para gratinar
Para o recheio de frango desfiado:
300g. de peito de frango (pode ser sobra cozida, assada ou grelhada)
1/2 cebola grosseiramente picada
1 tomate pequeno grosseiramente picado
1 colher de sopa de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino
Cozinhe o frango em pedaços em um pouquinho de água (suficiente para cobri-los) até que ela seque e a carne fique macia. Caso vá utilizar sobras, pule esta etapa.
Coloque os pedaços cozidos de frango, a cebola, o tomate, as ervas e o azeite em um processador de alimentos ou no liquidificador e vá batendo até que fique desfiado e temperadinho. Prove e corrija o sal e a pimenta do reino, caso seja necessário. Reserve.
Depois de cozinhar a batata baroa (em água ou no vapor) até que fique bem macia, retire a casca e amasse-a bem com um garfo.
Em uma panela, derreta a manteiga e doure o alho. Coloque a baroa amassada e acrescente os outros ingredientes. Tempere com a páprica, sal e pimenta e mexa bem até ficar homogêneo.
Forre o fundo de um refratário com metade do purê, distribua o frango temperado por cima e cubra com o restante do purê. Salpique o queijo ralado, leve ao forno pré-aquecido na temperatura máxima por uns 10 minutinhos para gratinar e sirva em seguida.
Esta quantidade serve bem duas pessoas. Para uma refeição completa, prepare uma salada bem colorida para acompanhar.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.