Filé de frango à marguerita (com tomates italianos e manjericão)
Por causa da estreia do Brasil na Copa do Mundo, consegui emendar uns diazinhos de folga para ficar na casa dos meus pais. Como minha mãe estava trabalhando, me pediu para cuidar do almoço e encomendou um cuscuz marroquino temperadinho acompanhado de filés de frango na frigideira. Pedido anotado, ingredientes separadinhos na geladeira para facilitar o meu trabalho e mãos à obra.
Acontece que cozinhar, para mim, não é o simples ato de fazer a cocção dos alimentos. Para mim, preparar um prato envolve criatividade, intuição e sentimento. Até consigo simplesmente fritar um ovo, mas é muito difícil me impedir de inventar um orégano ou um queijo ralado com pimenta por cima, por exemplo — não sei o que acontece que me bate uma vontade incontrolável de usar aquilo que me salta aos olhos enquanto espero o ponto certo de cada ingrediente. Quando vejo, já foi.
Bom, voltando ao almoço, comecei hidratando o cuscuz marroquino com água quente, páprica e um pouco de salsa, cebola e alho desidratados. Aí temperei os filés de frango e fui olhar novamente a geladeira: peguei cebola, tomates, manteiga e saí para colher umas folhinhas de manjericão na horta. Cumpri direitinho a ordem: filés de frango na frigideira, só que com um saboroso e pedaçudo molho de tomates italianos de brinde. Mamãe adorou a surpresa e aprovou a variação sobre o mesmo tema, que batizou de “Frango à marguerita”. 😉
Filé de frango à marguerita (com tomates italianos e manjericão)
3 filés de frango não muito grossos
1/2 colher de sopa de manteiga
1 cebola pequena picada
1 dente de alho bem picadinho
2 tomates italianos em cubos
1/2 colher de sopa de molho inglês
Folhas de manjericão rasgadas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Comece temperando os filés de frango com sal e pimenta do reino e depois corte-os em tiras não muito grandes.
Em uma frigideira alta, derreta a manteiga com um fio de azeite e coloque a cebola e o alho para refogar. Adicione o frango e vá mexendo para dourar os lados.
Coloque os tomates, regue com o molho inglês e tampe. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos uns 8 minutos.
Tire a tampa, misture todos os ingredientes muito bem e prove para corrigir o sal, se necessário. Rasgue as folhas de manjericão por cima e espere mais uns dois ou três minutinhos.
Esta quantidade rende duas porções. Sirva com arroz branco, uma massa ou então com cuscuz marroquino hidratado, como fiz na foto.
Pingback
19 de outubro de 2014 em 21:57
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/07/29/90-receitas-diferentes-e-faceis-para-o-almoco-do-dia-a-dia/
Flavio
19 de fevereiro de 2019 em 23:24
Fica muito bom mesmo, super recomendo!