Sopa creme de mandioquinha com croutons de salame
Acho que a partir de agora o inverno chega pra valer e o frio vai ficando cada vez mais presente. E, com esse clima, não há nada melhor do que uma boa sopa para esquentar enquanto alimenta. Para mim, ainda conta o fato de ser super fácil de preparar e também poder deixar porções no congelador para aqueles dias mais preguiçosos.
O grande problema das sopas é que, dependendo do preparo, elas podem ficar meio sem graça — o que provoca uma careta em muitos. Para deixar este creme de mandioquinha mais apetitoso, acrescentei uns “croutons” de salame. Sim, acabei aumentando a quantidade de calorias, mas inegavelmente, muito mais sabor. Se preferir, substitua pelos croutonzinhos tradicionais de pão (integral, caso deseje).
Sopa creme de mandioquinha com croutons de salame
Para a sopa cremosa de mandioquinha:
200g. de mandioquinha (batata baroa, batata salsa)
600ml. de caldo de legumes (ou água com tablete de caldo dissolvido)
1/2 cebola
1 dente de alho
Azeite, sal e pimenta do reino
Para os “croutons” de salame:
Fatias de salame
Aqueça um fio de azeite em uma panela e refogue a cebola e o alho sem deixar dourar. Acrescente o caldo e espere ferver em fogo alto. Enquanto isso, lave, descasque e corte as mandioquinhas em pedaços não muito grandes.
Quando o caldo estiver borbulhando, abaixe o fogo, acrescente a mandioquinha e deixe ferver por mais ou menos uns 10 minutos — até que fique macia.
Bata tudo no liquidificador (por via das dúvidas, deixe uma fresta para que o calor não faça a mistura explodir, ou então espere esfriar) até ficar bem homogêneo. Se quiser, passe por uma peneira para eliminar possíveis pedaços maiores.
Retorne o creme à panela, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar em fogo baixo por mais uns 5 minutos, mexendo de vez em quando para não pegar no fundo da panela.
Enquanto isso, prepare os “croutons” de salame. Corte as fatias e leve ao microondas sobre duas folhas de papel toalha. Aqueça por 30 segundos, retire e vire. Repita esse processo até que fique crocante (troque o papel toalha sempre que necessário pois a gordura vai se soltando e é absorvida por ele).
Sirva a sopa com os croutons de salame por cima ou a parte. Esta receita rende entre duas e três porções.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.