Risoto de arroz negro com salmão defumado e ervilhas frescas
A minha primeira opção de cardápio para receber visitas em casa é sempre o risoto: é super prático de preparar, fica pronto rapidamente enquanto colocamos o papo em dia e, se colocarmos uma proteína junto, a refeição já está resolvida.
Neste, resolvi usar o arroz preto e adorei o resultado. Para complementar e deixar o prato colorido, escolhi ervilhas e salmão defumado. Sabe aquelas escolhas meio aleatórias que dão super certo? Pois aqui está um excelente exemplo.
Pode guardar na manga pois o sucesso é garantido! 😉
Risoto de arroz negro com salmão defumado e ervilhas frescas
1 colher de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande (preferencialmente roxa) picadinha
3/4 xícara de arroz negro
1/4 xícara de vinho branco ou tinto seco (opcional)
+/- 2 e 1/2 xícaras de caldo de legumes quente (ou tabletes dissolvidos em água)
1 xícara de água
1/4 xícara de ervilhas frescas ou congeladas
200g. de salmão defumado em lascas
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça o caldo de legumes misturado com a água até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar.
Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que ele quase seque.
Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Coloque o caldo e as ervilhas.
Aos poucos, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 25 minutos e usar mais ou menos todo o caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.
Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado. Acrescente as lascas de salmão e misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto).
Sirva o risoto em seguida, sem deixar que esfrie. Esta quantidade serve bem duas pessoas.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.