Picadinho de carne na cerveja preta
Eu acredito que cozinhar é uma aventura incrível: começamos a reproduzir os sabores que conhecemos, que crescemos comendo e, à medida que pegamos gosto pela coisa, vai surgindo uma vontade de descobrir variações e novas possibilidades. Bom, comigo foi assim e é muito legal navegar pelos arquivos e ter os registros para perceber essa evolução, as descobertas e a, cada receita postada, a adição de um punhadinho a mais de ousadia.
Já contei diversas vezes que não sou do time dos carnívoros, mas cada vez mais tenho me aplicado em aprender a preparar e também me permitido experimentar pratos diferentes do que estou (estava!) acostumada.
No mês passado embarquei em um projeto tipo “sonho” (que logo logo falarei por aqui) e encasquetei que precisava testar novas preparações, principalmente com carne vermelha. Um dos testes foi esse picadinho com cerveja preta, que encontrei no caderno de receitas que a Vó Nair fez para mim quando fui morar sozinha. Arrisquei pela primeira vez e não é que ficou bom? Acredita que eu gostei de comer a carne? Pois aqui está!
Picadinho de carne na cerveja preta
300g. de carne em cubos (filé mignon, miolo de alcatra, acém ou coxão mole)
50g. de bacon em cubinhos
1 cebola pequena bem picadinha
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de extrato de tomate
1/2 colher de sopa de molho inglês
1 folha de louro
1 colher de café de cominho em pó
1 pitadinha de pimenta calabresa desidratada
1/2 colher de sopa de salsinha bem picadinha
1/2 garrafa (long neck) de cerveja preta de sua preferência
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Coloque o bacon para fritar em sua própria gordura e com um fiozinho de azeite em uma panela alta até quase ficar crocante. Acrescente a cebola e o alho e os refogue, nesta gordura, sem deixar dourar.
Agora é a vez da carne: adicione-a e rapidamente salpique a farinha de trigo por cima. Vá misturando até que todos os pedaços mudem de cor e comecem a dourar — cuidado para não deixar queimar! Adicione o extrato de tomate, o molho inglês, o louro, o cominho, a pimenta calabresa e a salsinha, mexa novamente para distribuir bem os sabores, e regue com a cerveja. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela com uma fresta para o vapor sair e deixe cozinhar por 20 minutos. (Enquanto isso você pode tomar o restante da cerveja. 😉 )
Após este tempo, destampe a panela, misture novamente e verifique se a carne está macia. Aproveite para provar e temperar com sal e pimenta do reino.
Espere mais uns 5 a 10 minutos para o caldo engrossar um pouco mais e sirva em seguida. Se quiser, jogue um pouquinho de salsa picadinha por cima.
Para acompanhar, nosso velho amigo arroz branco e uma Batata palha (feita no forno) [clique no link para ver a receita completa] ou uma bela Farofa [clique no link para ver dicas para preparar uma farofa perfeita e sugestões de complementos].
Esta quantidade serve bem 2 pessoas.
Hélida Soares
19 de agosto de 2014 em 18:55
Meu filho anda numa fase de degustar cervejas e aproveitei a receita para fazer para ele no fim de semana. Sabe que ele gostou tanto que anotou o endereço do site e disse que ia fazer em casa? Isso porque ele não cozinha nada, nem arroz. kkkk Se você conseguir ele mudar isso vai ser milagre! obrigada por compartilhar. Abç
Luciana C.
19 de agosto de 2014 em 19:12
Que legal saber disso, Hélida! Espero que o CP2ou1 seja útil para o seu filho, não só com a receita deste picadinho. 🙂
Obrigada por voltar aqui para contar e também por divulgar o site. 🙂
Abraço!
Pingback
8 de novembro de 2014 em 9:09
http://www.cozinhandopara2ou1.com/2014/11/04/20-receitas-especiais-para-deixar-as-refeicoes-mais-gostosas/
Lilian Santos
13 de janeiro de 2016 em 13:15
Fiz para um jantar romântico! Ficou incrível! Só que eu adicionei champignon que ele gosta mto! 🙂 Obrigada! Meu jantar foi um sucesso!
Luciana Carpinelli
13 de janeiro de 2016 em 20:24
Lilian, fico super feliz em ter contribuído para uma noite especial. 🙂
E o mais gostoso é a gente ir dando o nosso toque, sempre fica melhor.
Beijo e volte sempre
Letícia
5 de maio de 2016 em 15:41
Qual cerveja vc usou?
Luciana Carpinelli
5 de maio de 2016 em 23:14
Oi, Letícia!
Eu gosto de usar a Caracu, mas você pode escolher a sua preferida. 🙂
Beijo e volte sempre.