Bolinho de mandioca noisette (aipim, macaxeira)
Não sei de onde surgiu, mas ultimamente tenho visto em diversos cardápios uma tal de porção de mandioca noisette. Curiosa que sou, resolvi experimentar para ver qual era a dela: uns bolinhos com casca crocante por fora e super cremosos por dentro. Sinceramente não consegui fazer a ligação do dito cujo com o “noisette” (que significa “na manteiga queimada”), por isso resolvi chamar de bolinho.
O problema é que quando eu fico pensando muito em alguma comida, resolvo que preciso tentar reproduzi-la em casa. E foi assim que coloquei a mão na massa de mandioca e cheguei a esses deliciosos bolinhos, que podem ser servidos com uma pimentinha como petisco ou entrada, e também como acompanhamento em um almoço gostoso.
Bolinho de mandioca noisette (aipim, macaxeira)
200g. de mandioca crua sem casca e sem o fio do centro (aipim, macaxeira)
1 xícara de leite
1 ovo
1 dente de alho amassadinho
+/- 1/2 xícara de farinha de rosca
Sal a vontade
Coloque a mandioca cortada em pedaços não muito grandes para cozinhar no leite até ficar bem macia (se precisar, adicione um pouquinho de água). Depois, retire do fogo e espere esfriar um pouco até que fique agradável tocá-la.
Escorra os pedaços e reserve o leite do cozimento. Amasse a mandioca e misture bem com o ovo, o dente de alho e uma pitada de sal para obter uma massa que desgruda da mão. Se precisar, vá adicionando colheres do leite até obter esse ponto.
Você pode fazer bolinhas, mas eu quis deixar o formato bem parecido com o original e, para isso, abri a massa sobre um pedaço de plástico filme, deixando uma altura de mais ou menos 2 dedos. Depois, usei um cortador de alumínio para fazer os bolinhos.
Envolva os bolinhos com a farinha de rosca e frite-os em óleo não muito quente (para que o centro fique quentinho sem tostar a casca).
Esta quantidade serve bem duas pessoas como acompanhamento e até 3 como entradinha. Uma pimenta combina MUITO bem com estes bolinhos — aproveitei para inaugurar meu vidrinho de Sriracha. Nham! 😉
Aline
20 de agosto de 2014 em 12:59
Lu, amei! Só que como não tinha o cortador, fiz bolinhas mesmo e assei no forno. Ficou uma delícia mesmo, muito bom. (:
Luciana C.
20 de agosto de 2014 em 15:17
Aline, o importante é fazer, não importa como. 😉
Fico feliz que tenha gostado e também por ter voltado aqui para contar.
Beijo!
Jaqueline
19 de novembro de 2015 em 10:00
Excelentes dicas!!!
Luciana Carpinelli
19 de novembro de 2015 em 19:42
Obrigada, Jaqueline! 😉
Ricardo
23 de janeiro de 2020 em 19:31
Olá boa tarde fiz a receita igual a descrição mais na hora de fritar o bolinho esprode igual uma bomba e perigoso se queimar o que pode estar acontecendo de errado ?
Luciana Carpinelli
23 de janeiro de 2020 em 23:40
Ricardo, talvez o óleo esteja muito quente. Use o fogo baixo e não deixe esquentar demais.