Ragu de lombo de porco com polenta mole
Não sei explicar, mas acho muito que domingo combina com um molho gostoso e com uma boa massa. Mas eles não precisam, necessariamente, ser o espaguete à bolonhesa de sempre. E a sugestão de hoje é substituir o macarrão por uma polenta mole super gostosa e o molho por um ragu delicioso de lombo de porco se desfazendo de tão macio. Tá bom para você? Para mim está mais do que ótimo! 😉
Para este ragu eu escolhi o alho poró, mas você também poderia usar a cebola. Usei a polpa de tomate porque não tinha tomates frescos nem nenhuma lata de tomates pelados. E é óbvio que a polenta pode ser substituída por qualquer tipo de massa. Depois de tantas possibilidades, vamos colocar a mão na massa? É tudo tão prático que você não vai nem perceber como foi fácil preparar este almoço!
Ragu de lombo de porco com polenta mole
Para o ragu de lombo de porco:
200g. de bifes de lombo de porco (picanha de porco)
2 colheres de sopa de alho poró bem picadinho (ou de cebola)
1 dente de alho amassado
1/2 xícara de vinho tinto seco
1 xícara de polpa de tomate
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de ervas frescas picadas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Para a polenta mole:
1 1/2 xícara de água fria
1/2 xícara de farinha de milho pré cozida para polenta
2 colheres de sopa de queijo ralado
Sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça um bom fio de azeite e refogue o alho poró e o alho sem dourar. Acrescente o lombo cortado em tiras e espere que mude de cor.
Regue com o vinho, misture e deixe ferver por alguns minutos até o álcool evaporar. Acrescente, então, a polpa de tomate e a água, mexa novamente, e tempere com as ervas frescas, sal e pimenta do reino.
Coloque a tampa da panela deixando-a semiaberta e cozinhe em fogo baixo por uns 20 a 30 minutos, até a carne ficar bem macia e começar a desfiar.
Para preparar a polenta, aqueça metade da água em outra panela até começar a ferver. Na outra metade, dissolva a farinha para polenta.
Aos poucos e com cuidado, despeje a mistura fria na água quente e vá mexendo bastante para não empelotar. Eu gosto de colocar algumas colheres do molho para dar um gostinho especial.
Quando começar a borbulhar, adicione o queijo ralado, prove e corrija o sal, se necessário. Finalize temperando com a pimenta do reino.
Sirva a polenta no prato e coloque o ragu de lombo por cima. Se quiser, salpique queijo ralado e/ou ervas frescas picadinhas por cima.
Esta quantidade serve bem duas pessoas.
claudia
18 de agosto de 2014 em 21:47
Lu, fiz no domingo mesmo e todo mundo adorou… o que é aquela carne desfiando? Vou ter que repetir logo pq o marido apaixonou também. bjooo
Luciana C.
20 de agosto de 2014 em 15:14
Claudia, que delícia! Sabe que morri de vontade agora só de ler seu comentário?
Acho que também vou ter que repetir logo por aqui. 😉
Beijo e volte sempre!