Curau de milho verde (ou canjica de milho)
No dia 21 de setembro fez um ano que minha vó Nair deixou este mundo. Ela já estava doentinha, internada havia muito tempo e a nossa família é espírita, então a despedida não foi tão difícil. Mas mesmo assim, vira e mexe aparece uma pontinha de saudade.
Depois de herdar o livro de receitas dela, qualquer coisa já é desculpa para reproduzir uma das incríveis receitas, principalmente as doces. <3
Este curau, eu sempre amei comer quando ela fazia. Mas nunca tinha preparado e confesso que achava que seria complicado, principalmente porque ela sempre usava as espigas de milho — o que, para mim, parecia algo quase inimaginável hoje em dia. Só que o modo de preparo é tão simples, tão fácil, que resolvi tentar. E, se você preferir, dá para usar o milho em conserva, sem problemas.
Curau de milho verde (ou canjica de milho)
2 espigas de milho verde cozidas e debulhadas ou 1 lata de milho escorrida e enxaguada em água corrente
1 e 1/2 xícara de leite
200ml. de leite de coco
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de manteiga
1 pedaço de canela em pau
3 cravos da Índia
Se você for utilizar o milho fresco, tire a palha e o sabugo do milho, lave bem a espiga e corte a pontinha — eu prefiro comprar as espigas já limpas, para escolher as mais alaranjadas.
Coloque as espigas na panela, cubra-as com água e leve ao fogo. Quando a água ferver, coloque a tampa e deixe cozinhar até que os grãos fiquem macios (deve demorar entre 20 e 30 minutos, no máximo). Depois disso, use uma faca para cortar os grãos de milho da espiga.
Bata no liquidificador o milho com o leite, o leite de coco e o açúcar até ficar um creme homogêneo.
Despeje o creme em uma panela e acrescente a manteiga, em fogo médio, mexendo sempre sem parar até engrossar como um mingau. Prove e, se achar que precisa, adoce a gosto.
Coloque em uma travessa ou em potes individuais, polvilhe com canela em pó e deixe esfriar na geladeira.
Esta quantidade rende entre 4 e 6 potes individuais, dependendo do tamanho, ou uma travessa pequena de doce. Conserve sempre na geladeira por até 1 semana.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.