Molho de tomate à Luciana (com tomates italianos frescos e temperinhos)
Se tem um traço marcante na minha forma de cozinhar é a influência da culinária italiana das nonnas, com aquele exagero de sabor mesmo quando o prato é dos mais simples. E acho que isso é super positivo pois, para mim, TODA comida, por mais saudável ou light que seja, deve ser muito gostosa ou não tem vez no meu cardápio.
Sou fã assumida das massas e molhos e, mesmo quando este é feito apenas de tomates, gosto de caprichar nos temperinhos. Cada um tem seus segredos e preferências ao comandar as panelas e principalmente ao devorar os pratos. Eu mesma já publiquei aqui algumas boas variações do bom e velho molho de tomates, mas atualmente esta tem sido a minha forma preferida de prepará-lo — apenas com tomates italianos e temperinhos especiais. Justamente por isso que eu não poderia deixar de registrá-la para compartilhar com vocês.
Molho de tomate à Luciana (com tomates italianos frescos e temperinhos)
4 tomates italianos maduros e sem sementes, cortados em cubos não muito pequenos
1/2 cebola em cubos não muito pequenos
2 dentes de alho picadinhos
1 colher de chá de páprica defumada ou doce
1 colher de chá de orégano desidratado
1 colher de sopa de folhas rasgadas de manjericão fresco
1 colher de café de pimenta calabresa desidratada
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de café de bicarbonato de sódio (ou de açúcar)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça um bom fio de azeite e refogue a cebola e o alho com a páprica, sem deixar dourar — preste atenção pois a páprica já dá um tom mais moreninho, por isso não confunda. Acrescente os tomates, misture e abafe com uma tampa até que o molho comece a se formar (isso deve demorar mais ou menos uns 20 a 30 minutos).
Em seguida, junte as ervas e a pimenta e mexa bem. Deixe cozinhar por mais uns 5 a 10 minutos com a tampa.
Quando os tomates já estiverem bem macios e o molho mais encorpado, coloque o molho inglês e o bicarbonato ou açúcar (para tirar a acidez do tomate) e tempere com sal e pimenta do reino a vontade.
Sirva sobre sua massa preferida, cozida al dente — na foto, eu usei raviolis de ricota com castanhas. Esta quantidade rende duas porções bem servidas.
Se preferir, prepare a receita dobrada e congele a porção que não será utilizada por até 3 meses. Lembre-se de usar um pote colorido ou então saquinhos plásticos pois o molho mancha o plástico.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.