Abóbora caramelizada no mel
Até bem pouco tempo eu tinha sérios problemas com sabores adocicados no meio do prato salgado, mas inexplicavelmente isso mudou meio que de um dia para o outro. A abóbora era um tabu para mim: combinava no doce e só, sem exceções. Até que pedi um prato no restaurante e, entre os legumes ao forno, lá estava ela. Comecei a refeição separando os pedaços num canto, mas resolvi dar uma segunda chance a eles e simplesmente amei.
De lá para cá, tenho consumido muita abóbora, principalmente a japonesa (no nhoque, nas almôndegas, no creme com funghi e até numa versão da tortilha espanhola). E confesso que esta preparação com mel, mais um item doce para se misturar aos salgados, tem sido uma das preferidas. Fica uma delícia, é super fácil de preparar e o melhor: o nosso organismo gasta mais calorias para digerí-la do que as que ingerimos ao comê-la.
Abóbora caramelizada no mel
+/- 250g. de abóbora japonesa (cabotiá, cabotian)
1 cebola pequena
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de ervas finas desidratadas (ou ervas frescas)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Lave bem a abóbora com uma escovinha e corte-a em cubos de mais ou menos 2cm. — não precisa tirar a casca. Distribua em uma assadeira sem sobrepor os pedaços.
Corte a cebola em gomos e os gomos pela metade. Intercale-os com os cubos de abóbora na assadeira.
Regue tudo com um fio de azeite e, em seguida, com o mel. Tempere com sal e pimenta do reino a vontade e salpique as ervas.
Leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 40 minutos ou até que a abóbora esteja macia. A casca também fica bem macia e pode ser consumida. Sirva em seguida.
Esta quantidade serve duas pessoas como acompanhamento. Fica uma delícia com uma colherada de coalhada seca por cima!
Pingback
27 de fevereiro de 2015 em 10:23
http://www.cozinhandopara2ou1.com.br/2015/02/27/linguado-no-vapor-de-limao-com-pesto/
FEr
4 de maio de 2018 em 16:17
Adorei, muito bom!