Brownie de café com chocolate amargo
Café é uma das poucas unanimidades no mundo todo, apesar de cada país ter suas particularidades, seja no cultivo, no processamento ou no consumo: quente, frio, com inúmeros complementos e até em pratos salgados (aqui mesmo já publicamos uma receita, a Linguiça caramelizada no café com cuscuz nordestino e vinagrete de maçã).
Hoje, 14 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Café (o nacional é em maio, dia 24). E, para comemorá-lo, preparei esta deliciosa receita: um brownie super especial, com sabor marcante e doce na medida, inspirado na deliciosa receita do brownie de espresso do Starbucks. Uma sobremesa perfeita para quem ama a bebida e também para os que não apreciam doces em excesso.
2 ovos
1 1/4 xícara de açúcar cristal
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente (100g.)
1 pitada de sal
1 xícara (das de café) de café forte coado ou de café espresso
3/4 de xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de cacau em pó (ou chocolate em pó sem açúcar)
1/2 xícara de chocolate amargo picado ou em gotas (opcional)
Bata bem os ovos com o açúcar até obter um creme branco (pode ser na batedeira, mas como eu não tenho, uso um fouet mesmo). Acrescente a manteiga e o sal, batendo até integrar bem, e depois o café.
Dica: o açúcar cristal ajuda a formar aquela casquinha na superfície do brownie. Mas, se você não tiver, pode usar o açúcar refinado mesmo. 😉
Sobre esta mistura, peneire a farinha de trigo com o cacau em pó e misture para envolver tudo. Por fim, acrescente metade do chocolate picado ou as gotas, se for usar.
Despeje a massa em uma assadeira pequena (27cm. x 18 cm.) untada e forrada com papel manteiga. Distribua o restante do chocolate por cima e leve para assar em forno pré-aquecido em 200°C por mais ou menos 25 minutos ou até que a superfície esteja sequinha mas, ao tocar o brownie com os dedos, dê para sentir a massa ainda macia.
Retire do forno, corte em pedaços e, com cuidado, solte-os do papel (se ele esfriar sobre o papel, vai ficar MUITO difícil de desgrudar — sim, eu já fiz isso e quase chorei ao perder quase metade da massa!).
Por cima, na hora de servir, peneirei uma colher de sopa de cacau em pó com 1 colherzinha (das de café) de café solúvel em pó para enfeitar os pedaços.
Esta quantidade rende 8 pedaços médios, mais ou menos como o da foto. Conserve-os em um pote tampado e, se quiser, aqueça por 30 segundos no microondas antes de servir. Uma bola de sorvete de baunilha ou de creme acompanha muito bem. 😉
Débora Menezes
2 de maio de 2015 em 14:42
Oi, adaptei a receita usando farinha de arroz (meia xícara) e açúcar demerara misturado com açúcar de coco, e castanha do pará. A massa ficou gostosa, um pouco esponjosa e baixa. Não sei mexer direito com a farinha de arroz, ela não fica fofa igual farinha normal, mas o gosto tá ´´otimo!
Luciana Carpinelli
2 de maio de 2015 em 16:28
A massa do brownie não fica fofa mesmo, mas a farinha de arroz deixa mesmo as massas mais pesadas, é super difícil trabalhar somente com ela (o ideal é mesclar com outros tipos de farinha para equilibrar um pouco). Além disso, a gordura natural da castanha do pará pode ter influenciado também… é preciso testar e ir ajustando até obter um resultado ideal.
Mas fiquei feliz de saber que gostou 🙂
Bruna
20 de junho de 2015 em 15:17
A xícara é daquelas pequenas de cafézinho ou aquelas um pouco maiores (que vem nos “jogos de xícara”)?
Luciana Carpinelli
20 de junho de 2015 em 18:10
Oi, Bruna.
A medida padrão da xícara é 240ml. No caso da xícara de café, para a medida do espresso nesta receita, é a de 50ml. (aquelas de cafezinho mesmo). 😉
Bruna
21 de junho de 2015 em 15:33
Obrigada, irei fazer a receita 😉
Luciana Carpinelli
21 de junho de 2015 em 16:36
Faz sim, é uma delícia!
E depois conta pra gente se aprovou 🙂