Polenta com molho rústico de linguiça
Eu tenho um caso de amor com a polenta (ou o angu, como costuma-se chamá-la aqui no Brasil), seja com a consistência mais firme ou bem cremosa. Cresci comendo uma versão assada e cortada em grandes quadrados que minha vó Nair acompanhava de um molho bem pedaçudo que, às vezes, ainda recebia as sobras de carne moída refogada.
Somente mais recentemente, quando a comi em restaurantes, que experimentei a versão de polenta mais mole, servida logo após o cozimento na panela e também adorei. Para mim, não há opção melhor, mas opções para variar sempre: e o maior segredo é o tempero que deixa a mistura de farinha de milho ainda mais saborosa.
E, como compartilho dessa paixão com a Thaís, minha companheira de aventuras culinárias, a polenta frequentemente aparece em nossas conversas, mais ou menos como uma terceira amiga. Outro dia fui me aproveitar da cozinha dela e o cardápio escolhido foi uma polenta cremosa com um molho rústico de linguiça que ficou de lamber os dedos. É por isso que trouxe esta maravilha para cá. Por favor, experimentem! 🙂
Para o molho rústico de linguiça:
1 cebola pequena picada
1 a 2 dentes de alho picadinho
2 gomos de linguiça fresca (de preferência artesanal, que é muito mais saborosa)
1 lata de tomates pelados com o suco (ou 3 tomates pequenos sem pele)
1 ramo de manjericão fresco (ou 1 colher de chá de ervas finas desidratadas)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Para a polenta cremosa:
1 e 1/2 xícaras de água fria
1/2 xícara de farinha de milho pré-cozida para polenta
1/2 xícara de creme de leite (fresco ou de caixinha)
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes. Acrescente a linguiça e misture e deixe refogando até começar a dourar. Adicione o tomate pelado ou picadinho se for usar os frescos e tempere com sal e pimenta do reino. Se precisar, coloque um pouquinho de água para formar o molho.
Misture tudo, tampe e deixe cozinhar no fogo baixo por uns 10 a 15 minutos para que o tomate amoleça e forme o molho. Depois disso, acrescente o manjericão, mexa e deixe cozinhar destampado por mais uns 2 minutos para acentuar o sabor.
Enquanto isso, prepare a polenta. Aqueça metade da água em outra panela até começar a ferver. Na metade fria, dissolva a farinha para polenta (isso evita que a polenta empelote).
Aos poucos e com cuidado, despeje a mistura fria na água quente e vá mexendo bastante para não empelotar. Quando começar a borbulhar, adicione o queijo ralado, o creme de leite e continue mexendo. Prove e corrija o sal, se necessário. Finalize temperando com a pimenta do reino.
Sirva a polenta nos pratos com o molho por cima e salpique com mais um pouco de queijo ralado. Esta quantidade serve muito bem duas pessoas (ou três que não comam exageradamente!).
andrea
28 de setembro de 2019 em 19:15
Qual quantidade corresponderia a dois gomos de linguica?
Luciana Carpinelli
29 de setembro de 2019 em 8:22
Andréa,
o gomo é cada pedaço da peça de linguiça. São dois pedaços desses:
Espero que tenha ajudado!