Nhoque de milho verde
Já contei que sou apaixonada por massas? Se você ainda não sabe disso, esteja informado que é quase um vício incontrolável. E depois que aprendi o quanto é gostoso botar a mão na massa, amassá-la e dar forma, sempre estou inventando uma desculpa para experimentar receitas diferentes.
Este nhoque de milho me apaixonou já à primeira vista, somente por ser inusitado. Nunca tinha visto nada parecido e, ao ler a descrição da Laura no blog Comer Comer, tive certeza de que algum dia ele chegaria ao meu prato. Demorou muito mais do que eu imaginava, mas finalmente foi provado e aprovado. Logicamente que não poderia ficar fora daqui!
Para acompanhar, acrescentei um pouco de frango desfiadinho a um molho de tomate que tinha congelado em casa e pronto: refeição completa e super reconfortante. Impossível não amar! 🙂
Nhoque de milho verde
1 lata de milho verde (escorrida e enxaguada em água corrente)
1 xícara de leite
8 colheres de sopa de farinha de trigo (se quiser evitar o glúten, substitua por outra farinha)
1/2 colher de chá de sal
Molho de sua preferência para acompanhar
No liquidificador, bata o milho com o leite e o sal até obter um creme homogêneo. Sem parar de bater, acrescente uma a uma as colheres de farinha para que sejam integradas à massa. Coe a mistura sobre uma panela de fundo grosso, e leve ao fogo baixo, mexendo bem até engrossar.
A massa fica bem pesada, tipo a de carolinas, e você só pode parar de mexer e desligar o fogo quando ela começar a soltar do fundo da panela — veja o ponto na foto. Espere esfriar.
(Enquanto isso, descongelei molho de tomate caseiro e juntei frango desfiado.)
Para fazer os nhoques, polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo, pegue um pedaço da massa e enrole na farinha formando um rolo comprido com espessura de mais ou menos um dedo. A massa vai estar pegajosa, mas use a farinha para manuseá-la.
Corte os nhoques com mais ou menos um centímetro cada um. Polvilhe na farinha para que não grudem.
Para finalizar, você pode cozinhar os nhoques em água fervente até que subam à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve. Se quiser, coloque um pouquinho de azeite após saírem da água para que não grudem.
Outra opção é aquecer uma frigideira antiaderente com azeite ou manteiga, e refogar os nhoques até que fiquem dourados. Assim, eles ficam crocantes por fora e macios por dentro.
Sirva com generosas colheradas do seu molho preferido por cima e queijo ralado ou ervas picadinhas.
Esta quantidade serve até três boas porções de nhoque de milho.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.