Mini kibes “fritos” na air fryer
Se existe uma coisa à qual não consigo resistir (depois, é claro, das sobremesas), são os salgadinhos daqueles de festa: coxinhas, croquetes e kibes — sempre os fritos, fazer o quê — ocupam as primeiras colocações no meu ranking pessoal. Mas aí entra em ação a tal da consciência, que fica ainda mais pesada que o corpo, e a gente controla ao máximo a vontade.
Mas depois que inventaram a air fryer ou fritadeira a ar, tudo mudou. Sem fritura, esses salgadinhos podem até ficar leves e saudáveis. O kibe, por exemplo, se preparado com carne magra, é uma ótima opção já que o triguilho (ou trigo para kibe) é um cereal integral super nutritivo, rico em fibras, minerais e proteínas.
Mini kibes “fritos” na air fryer
2 xícaras de carne moída
1 xícara de trigo para quibe (triguilho)
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho amassado
1/4 xícara de hortelã picadinha
Pimenta síria a vontade (eu não tinha, usei pimenta do reino + canela em pó)
Deixe o trigo de molho em água quente suficiente para cobri-lo por pelo menos 30 minutos. Escorra e aperte bastante para tirar toda a água.
Para facilitar, gosto de processar a cebola picada rusticamente com as folhas de hortelã, assim dá menos trabalho do que ficar picando tudo.
Em uma tigela, misture todos os ingredientes e amasse bem com as mãos para incorporarem totalmente
Pegue pequenas porções da “massa” e molde os kibes. Se preferir, faça-os maiores — eu prefiro pequenininhos, tipo salgadinho de festa mesmo.
Você pode fritar os kibes em óleo quente ou então prepará-los na air fryer. Eu usei a air fryer e, para isso, pincelei um tiquinho de azeite na superfície de cada kibe, coloquei meia receita na gaveta da air fryer (já preaquecida por 5 minutos em 200ºC) e deixei cozinhar por mais ou menos 20 minutos em 200ºC, virando-os na metade do tempo. Depois repita com o restante dos kibes.
Esta quantidade rende cerca de 15 mini kibes. Sirva com quartos de limão e/ou coalhada seca.
Dica: Se quiser, você pode congelar os mini kibes já moldados. Arrume-os em uma assadeira deixando espaço entre eles e leve ao congelador. Quando estiverem firmes, coloque-os em um pote com tampa ou saco plástico bem fechado e conserve-os por até 3 meses.
Rafael
5 de julho de 2016 em 14:39
Adoro kibe e frito na fritadeira sem óleo é um ótimo prato fit. Muito boa a receita. Parabéns.
Luciana Carpinelli
5 de julho de 2016 em 18:33
Obrigada, Rafael. Eu também adoro esse kibe 🙂
Abraço e volte sempre!