Como flambar + Linguiça flambada na cachaça com cebola
Flambar é uma técnica gastronômica em que o alimento é envolvido por uma bebida alcoólica acesa em chamas para que o sabor se intensifique. Muitas pessoas morrem de medo e é realmente um procedimento perigoso mas, se forem tomados todos os cuidados, nenhum acidente será provocado na sua cozinha.
Como é um assunto que costuma conquistar todo mundo, resolvi postar aqui uma receita simples para explicar bem sobre como flambar e todos os segredinhos que conheço.
Diz a história que esta prática foi descoberta por acaso quando o chef Henri Charpentier, por um descuido, deixou que a chama do fogão atingisse o conhaque durante o preparo de crepes Suzette. Depois do susto, provou o sabor e, como gostou muito do efeito do incidente, passou a adotar a prática a partir de então.
Além do conhaque, uma das bebidas mais usadas para flambar, também são usados o rum, a vodka, o whisky, licores e, aqui no Brasil, a cachaça. Na verdade, praticamente toda bebida alcoólica pode ser utilizada, desde que tenha pelo menos 40% de teor alcoólico (abaixo disso fica mais difícil conseguir acender a chama).
Linguiça flambada na cachaça com cebola
3 linguiças frescas
1/4 xícara de cachaça
1 ou 2 cebolas em rodelas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Pão para acompanhar
Antes de começar, coloque a cachaça que será utilizada em um medidor ou copo, tampe e guarde a garrafa dentro do armário ou deixe-a bem longe do fogão. Reserve.
Procure uma tampa que seja do mesmo tamanho que a frigideira e deixe-a próxima ao fogão.
Aqueça uma frigideira alta e apenas unte-a com um tiquinho de azeite ou óleo. Coloque as linguiças inteiras para tostar, sempre virando-as para deixar todos os lados douradinhos (na foto preparei a quantidade dobrada para servir 4 pessoas).
Depois, retire as linguiças e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Arrume-as novamente na frigideira, com a parte da pele para baixo, deixando cozinhar por mais uns 2 ou 3 minutos.
Retire a frigideira do fogo, vire as linguiças e regue-as com a cachaça.
Agora você pode fazer de duas formas:
1. Retorne a frigideira ao fogo e, quando o líquido começar a borbulhar, você inclina suavemente a frigideira próximo à chama do fogão até que o fogo atinja a bebida e suba a chama.
2. Retorne a frigideira ao fogo e, quando o líquido começar a borbulhar, acenda um fósforo (de preferência daqueles mais longos) e aproxime-o da bebida até que a chama tome conta da frigideira.
A chama deve apagar sozinha em poucos minutos, pois o álcool da bebida irá evaporar, deixando apenas um leve sabor. Caso a chama suba muito alto, use a tampa de panela para abafar o fogo e apagá-lo mais rapidamente.
Importante! Mantenha o rosto e o corpo longe da frigideira para evitar queimaduras. Além disso, tome cuidado com os cabelos, panos de prato, toalhas, luvas térmicas, mangas de roupa e quaisquer outros materiais de tecido ou plástico que possam pegar fogo.
Depois disso, retire as linguiças da frigideira, mantendo-as aquecidas, e coloque as rodelas de cebola para refogar. Regue-as com um fiozinho de azeite e tempere com sal e pimenta do reino. Vá mexendo de vez em quando e, assim que começarem a dourar, sirva-as com as linguiças.
Eu fiz um sanduíche com um pouco de vinagrete, mas você pode servir como porção com rodelas de pão.
Esta quantidade serve bem duas pessoas.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.