Overnight oats (aveia com iogurte, banana, chocolate amargo e amêndoas)
Overnight oats pode parecer algo sofisticado e diferente, mas nada mais é do que a “aveia amanhecida” ou “aveia de um dia para o outro”. Talvez se usarmos a definição bastante usada em Portugal fique mais fácil de explicar: é uma papa crua de aveia, preparada na noite anterior.
É tipo um café da manhã no pote (que aliás pode virar lanche da tarde, pré-treino ou ceia) geralmente composto por uma mistura de aveia com iogurte ou leite, frutas, castanhas, mel, geleias e todos os outros complementos que sua imaginação sugerir.
Eu gosto muito dessa ideia porque AMO dormir e, como cada minutinho a mais na cama de manhã para mim vale muito, deixar tudo preparado na noite anterior é uma ótima escolha. Além disso, é uma opção completa para que a primeira refeição do dia não acabe virando o pão na chapa com pingado no balcão da padaria (que é sem dúvida uma delícia, mas não a melhor escolha para o dia a dia).
Overnight oats (aveia com iogurte, banana, chocolate amargo e amêndoas)
1 pote de iogurte (pode ser desnatado, não adoçado, sem lactose)
2 colheres de sopa de aveia em flocos (ou flocos de quinoa, de amaranto, de milho, de arroz, granola, müsli etc.)
1 banana em rodelas
1 colher de sopa de gotas de chocolate amargo ou meio amargo
1 colher de chá de amêndoas laminadas
1 colher de chá de agave ou mel (opcional)
Há duas formas de preparar overnight oats. A primeira é juntar todos os ingredientes em uma tigela, misturar e depois colocar em um pote de vidro com tampa. A minha preferida é montar camadas direto no pote, como fiz desta vez — acho que fica mais bonito e apetitoso.
Comece as camadas com 1/3 do iogurte na base. Arrume por cima 1 colher de aveia, metade das rodelas de banana e metade do chocolate. Repita as camadas e finalize com a última parte do iogurte e as lâminas de amêndoas para dar um toque crocante.
Depois de montadas as camadas, feche bem o pote e mantenha-o na geladeira durante a noite para a manhã seguinte.
Você pode retirar o pote da geladeira com algum tempo de antecedência para que não esteja tão gelado na hora de consumir. Se quiser, adicione o agave ou mel quando for comer.
A dica aqui é que as overnight oats podem ficar prontas por até 3 dias na geladeira. Ah, e claro, você pode usar outros ingredientes que quiser, como frutas, cereais e complementos, sempre buscando combinar texturas e cores diferentes.
Diogo Araujo
5 de setembro de 2015 em 12:14
Adoro overnight oats. Como várias vezes isto ao pequeno-almoço e não consigo parar, torna-se hábito.
Luciana Carpinelli
6 de setembro de 2015 em 12:30
É uma delícia e realmente viciante. 🙂
Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Volte sempre!