Canapés de salmão defumado com creme azedo + um drink rapidinho
A Primavera é minha estação do ano preferida. Além das árvores ficarem coloridas e as cidades mais bonitas, adoro quando as noites começam a ficar quentinhas, com aquele clima que dá vontade de ficar pra fora de casa.
É nesta época que abuso das comidinhas mais leves e mais fresquinhas para acompanharem um drink ou um suco bem gelado, seja como um happy hour para substituir o jantar pesado, seja numa longa tarde de sábado ou de domingo.
Estes canapés eu faço há muito tempo e, ao prepará-los hoje, me dei conta de que eles ainda não tinham aparecido por aqui. Esta é uma ótima opção quando recebemos visitas de última hora ou ao chegar em casa após o trabalho e não ter nada pronto para comer.
Eu sempre mantenho um pacote de salmão defumado no congelador porque é um ingrediente super prático e versátil e, enquanto tomo um banho, ele descongela e fica super fresquinho para ser servido. Além disso, resta somente a função de preparar rapidamente uma porção de sour cream e picar as cebolinhas.
Canapés de salmão defumado com creme azedo
200g. de salmão defumado em fatias
100g. de creme de leite
1/2 limão espremido
Ceboulette ou cebolinha picada
Torradinhas ou rodelas de pão
Comece preparando o creme azedo (ou sour cream). Para isso, misture bem o creme de leite com o suco de limão e deixe na geladeira por pelo menos meia hora antes de servir, assim ele fica mais firme e mais fresquinho.
Arrume em uma tábua ou bandeja as torradinhas ou rodelas de pão (que podem ser tostadas em uma frigideira ou grill ou então levemente torradas no forno) e coloque sobre elas as fatias de salmão defumado.
Por cima, jogue mais ou menos uma colher de chá do creme azedo e, para finalizar, salpique a ceboulette ou cebolinha por cima.
Sirva em seguida com sua bebida preferida. Na foto, a taça tem Smirnoff Ice com suco de pêssego em proporções iguais (1/2 taça de um com 1/2 taça de outro, sem misturar muito).
Esta quantidade serve bem duas pessoas como petisco ou até quatro pessoas como uma entradinha.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.