Como fazer “leite” de aveia (sem lactose, vegan)
O “leite” de aveia é um dos “leites” vegetais mais baratos e fáceis de preparar. E as aspas aparecem aí porque, na verdade, esta é uma bebida de origem 100% vegetal que de lácteos não tem nada — incluindo a lactose. Ou seja, uma alternativa para as pessoas que possuem intolerância ou alergia ao leite de vaca.
Entretanto, é importante lembrar que esta bebida de aveia não possui concentração significativa de proteínas ou de cálcio, portanto não é um substituto nutricionalmente equivalente ao leite de vaca. Por outro lado, é uma excelente fonte de carboidratos complexos, que têm absorção lenta, o que evita que a sensação de fome apareça logo e favorece uma alimentação mais equilibrada.
A aveia é um alimento funcional e contém fibras do tipo beta-glucanas, que estimulam o crescimento da chamada “microbiota intestinal” ou dos “probióticos”. Apesar de uma boa parte dessas fibras ser eliminada durante o processo de produção do “leite”, outra parte é mantida e ajuda a digestão, evitando a prisão de ventre, por exemplo, e favorecendo a eliminação mais rápida de substâncias tóxicas do organismo e a renovação celular (o que também ajuda a evitar o desenvolvimento de câncer intestinal).
Como fazer “leite” de aveia (sem lactose)
1 xícara de aveia em flocos
3 xícaras de água morna
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
Cubra a aveia com metade da água e deixe descansar por pelo menos 1 hora.
Enquanto isso, apoie uma peneira sobre uma tigela e cubra-a com um guardanapo limpo (dica: lave-o com sabão, enxague-o com água e depois com uma boa quantidade de vinagre para retirar todo o sabão. Finalize com mais um bom enxague com água e deixe secar).
Depois da pausa, coloque tudo no liquidificador e bata muito bem até ficar com pedacinhos mínimos de aveia.
Despeje a mistura sobre o guardanapo, puxe as pontas para cima e segure-as bem fechadas. Sobre a tigela, vá apertando a aveia batida para filtrar bem os resíduos de aveia do líquido (este resíduo você pode utilizar em outras receitas como bolos, bolinhos, comer com frutas ou adicionar a vitaminas etc.).
Depois disso, retorne o líquido coado ao liquidificador (lave o copo antes) e junte a outra metade de água ainda morna, batendo por alguns minutos.
Se for usar o “leite” para beber ou preparar bebidas com ele, adicione a baunilha, misturando bem — ela dá um saborzinho adocicado bem gostoso. Caso vá utilizá-lo em receitas salgadas, não é necessário.
Guarde o “leite” de aveia em uma garrafa ou um pote bem fechados e mantenha na geladeira por 3 a 4 dias, agitando antes de usar.
Esta quantidade rende pouco mais de 500ml. de “leite” de aveia.
Dica: o “leite” de aveia é um excelente substituto do creme de leite em receitas pois ele engrossa quando submetido a altas temperaturas, formando cremes e molhos ótimos como o Molho cítrico de “leite” de aveia.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.