Pavê delicioso da Vó Nair
A história desta receita na minha família é engraçada: ela começou quando meu tio encontrou na rua um papel com ela impressa em mimeógrafo — se você tem menos de 30 anos, joga no Google e descubra esta maravilhosa técnica de reproduzir documentos. 😉
Pena para quem a perdeu, porque este pavê é realmente delicioso e, com o tempo, foi ganhando os toques especiais da vó Nair nos almoços de domingo até virar a sobremesa oficial das ceias de Natal. Só que aí ela se foi e ninguém nunca mais tinha feito (ou comido!) este doce na família.
Neste último Natal, resolvemos que o luto já havia passado e eu fiquei responsável por fazer a receita pela primeira vez. O mais engraçado é que até parecia que eu conseguia ouvir os comentários e palpites da minha vó enquanto preparava cada passo, de tão explicadinhos que estavam com as palavras dela escritas no caderno que eu herdei. <3
Sim, ficou lindo e uma delícia — e garantiu a famosa piadinha com o meu próprio tio assumindo a pergunta “É pavê ou pa comê?”. 😉
Pavê delicioso da Vó Nair
Para o creme de leite condensado:
1/2 lata de leite condensado
1/2 lata de leite de vaca (use a lata como medida)
2 gemas
1/2 colher de sopa de maisena dissolvida em 2 colheres de água
Para o suspiro de creme de leite:
2 claras
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de açúcar
1/2 lata de creme de leite (ou 1 caixinha)
Para a montagem do pavê:
150g. de biscoitos champanhe (1 pacote)
1/2 xícara de água quente
1 colher de sopa de achocolatado
Chocolate granulado (opcional)
Coloque os ingredientes do creme em uma panela, bata rapidamente com um garfo ou com o fouet para homogeneizar e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Cubra com plástico filme encostando na superfície do creme (para não formar nata) e deixe esfriando.
Enquanto isso, bata as claras em neve com o sal até ficarem firmes. Acrescente, então, o açúcar, batendo novamente. Por fim, incorpore o creme de leite ainda na batedeira. Reserve.
Em um prato ou tigelinha, misture a água quente com o achocolatado e vá molhando rapidamente as bolachas nessa calda para montar uma camada no fundo do refratário.
Cubra a base com o creme e faça outra camada de bolachas embebidas na calda de achocolatado por cima dele.
Finalize com o suspiro de creme de leite, cubra com papel alumínio e leve à geladeira por pelo menos umas 8 horas para assentar e ficar firme. Antes de servir, decore com o granulado.
Esta quantidade rende entre 6 e 8 pedaços médios.
CARLOS EDUARDO
11 de dezembro de 2018 em 22:26
Luciana Parabéns…receita maravilhosa. Fiquei emocionado com a receitinha vó Nair.