Torta S’mores (base de biscoito com chocolate e marshmallow)
Existem coisas que a gente não deveria fazer e esta torta é uma delas. Isso porque é incrivelmente fácil de fazer, fica incomparavelmente linda e é insuperavelmente deliciosa. Também, pudera: quando é que algo feito com biscoito, chocolate e marshmallow poderia dar errado?
Esta combinação é muito conhecida nos Estados Unidos e no Canadá como S’mores, sanduíches doces preparados principalmente em volta da fogueira, nos acampamentos. Eles espetam um marshmallow no palito de churrasco e o colocam no fogo para ficar tostadinho e derretendo. Aí é só colocá-lo sobre um biscoito doce integral, colocar um tablete de chocolate e fechar com mais um biscoito. O calor do marshmallow vai derreter o chocolate e você vai ter um petisco viciante!
Ultimamente houve uma onda de S’mores nas redes sociais e eu fiquei com vontade de preparar alguns em casa. Mas por que fazer mais do mesmo, não é? Como sempre procuro preparar receitas diferentes, fiquei pensando em como inovar e acabei ligando o biscoito (o mais comumente usando é o graham cracker, integral com base de leite) à receita da base para tortas. Daí a imaginar um recheio de chocolate e os marshmallows por cima foi um pulo.
Depois da ideia e da visualização do pecado da gula em forma de torta, não consegui esperar muito: corri para o supermercado e providenciei os ingredientes. O resultado foi essa lindeza aí de cima. Apenas irresistível! Para começar nosso especial de receitas de Páscoa com o pé direito. 😉
Torta S’mores (base de biscoito com chocolate e marshmallow)
Para a base de biscoito:
1 pacote de biscoito/bolacha integral de leite (140g.)
3 colheres cheias de manteiga em temperatura ambiente
1 pitada de sal
Para o recheio de chocolate:
1 tablete de chocolate meio amargo (170g.)
1/2 xícara de creme de leite (pode ser o de caixinha)
1 colher de sopa de licor de sua preferência (usei amaretto) ou de extrato de baunilha
Para a cobertura de marshmallow:
2 pacotes de marshmallows (120g.)
Triture os biscoitos no liquidificador ou processador de alimentos (ou então coloque-os em um saco plástico grosso e amasse-os com o rolo de macarrão). Depois disso, coloque em uma tigela, misture com o sal e vá amassando com a manteiga até obter uma farofa grossa. O sal é importante para quebrar um pouco o excesso de doce.
Cubra uma forma com fundo falso de 20 cm. de diâmetro, pressionando bem (também nas laterais), e leve ao forno preaquecido em 180°C por mais ou menos 15 minutos ou até começar a dourar. Retire-a do forno e deixe esfriar um pouco. Aproveite e já deixe o forno preaquecendo em temperatura máxima.
Enquanto isso, derreta o chocolate. Quebre ou corte grosseiramente o tablete e coloque-o em uma tigela que possa ir ao micro-ondas. Programe 30 segundos, retire a tigela após este tempo e misture bem. Se ainda não estiver totalmente derretido, vá acrescentando mais 30 segundos e mexendo até derreter.
Acrescente o creme de leite e misture bem até ficar um creme homogêneo. Somente então adicione o licor ou extrato escolhido. Cubra a base de biscoito com este creme de chocolate e depois distribua os marshmallows sobre ele.
Leve ao forno máximo por uns 5 minutinhos para tostar os marshmallows. Como meu forno não aquece homogeneamente, fiquei com uma parte mais tostadinha e outra só dourada — experimentei as duas e gostei mais do sabor da tostadinha, mais próximo do marshmallow chamuscado na fogueira.
Sirva a torta em seguida, ainda quentinha. Esta quantidade rende uns 8 pedaços.
Naiara
24 de março de 2016 em 18:54
Achei que não tinha como errar, mas a minha torta não ficou boa… Em 5 minutos os marshmallows não tinham nem começado a dourar, ai fui deixando mais… Depois de um tempo eles subiram.. Ai desliguei e eles murcharam e endureceram… Ficou com um gosto e textura bem estranhos… Uma pena..???
Luciana Carpinelli
25 de março de 2016 em 16:34
Naiara, que pena!
O que pode ter causado isso é a marca dos marshmallows ou o seu forno mesmo. Não adianta, cada forno é um forno (http://www.cozinhandopara2ou1.com.br/truques-e-dicas/quanto-tempo-de-forno/) e por isso que a gente precisa ficar bem atento, principalmente em temperaturas altas.
Espero que tente novamente e dê certo! 😉
Maiara
16 de abril de 2016 em 14:56
Será que ao invés do forno posso tostar no maçarico mesmo?!
Luciana Carpinelli
16 de abril de 2016 em 14:59
Oi, Maiara. Pode sim, é até mais fácil — mas como não tenho maçarico, tive que usar o forno mesmo. 🙂