Ninhos recheados com ricota e castanhas
Houve uma época da minha fase de negação à culinária em que eu jantava só essa receita tão fácil de fazer e fica tão gostosa que parece até trapaça: ninhos de macarrão recheados e cozidos no forno direto do molho. Chegava em casa, preparava no refratariozinho e recheava com o que tinha na geladeira, botava no forno e ia tomar banho. Até me arrumar, o jantar estava pronto, quentinho e delicioso.
Não recomendo que você faça o mesmo, todos os dias como eu, mas quem sabe use a ideia em um domingo preguiçoso ou até mesmo para o almoço de Páscoa vegetariano ou para acompanhar o bacalhau ou outro peixe.
Super prático e fica ótimo, quase que como um rondele, mas sem todo o trabalho de abrir a massa e recheá-la. Vale salvar na pastinha de emergências gastronômicas. 😉
Ninhos recheados com ricota e castanhas
6 a 8 ninhos de talharim secos (dependendo do tamanho)
150g. de ricota fresca
2 colheres de sopa de creme de ricota, cream cheese ou requeijão
6 a 8 castanhas de caju picadas
1 colher de sopa de cebolinha picada
1 xícara de molho de tomate
1/2 xícara de água
1 xícara de molho branco
Queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade
Em um processador de alimentos ou no liquidificador, bata a ricota com o creme, as castanhas, a cebolinha e tempere com sal e pimenta do reino até obter uma pasta homogênea.
Misture o molho de tomate com a água e cubra o fundo de um refratário, cobrindo-o em seguida com os ninhos de macarrão.
Recheie os ninhos com mais ou menos 1 colher de sopa cheia da pasta de ricota, regue com um pouco do molho do fundo do refratário e depois cubra com o molho branco. Salpique o queijo ralado por cima dos ninhos, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em 180ºC por 30 minutos. Retire o alumínio e retorne ao forno por mais uns 10 minutos ou até gratinar o queijo.
Sirva em seguida. Esta quantidade rende entre duas e três porções bem servidas.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.