Poke cake de baunilha com geleia de frutas vermelhas e cobertura de chocolate amargo
Poke cake é a última moda gastronômica do Pinterest (aliás, já segue nossos painéis lá?): são bolos furadinhos e regados com uma calda ou cobertura mais molinha, que é absorvida pela massa e meio que substitui o recheio. Vira e mexe aparece uma foto mais linda que a outra.
Como o aniversário do meu pai foi na semana passada, resolvi experimentar a técnica para o bolo dele. Preparei uma massa mais básica mas nem por isso especial e a completei com uma geleia caseira feita sem açúcar com frutas vermelhas, que ficou mais azedinha. Para finalizar, uma bela camada de cobertura de chocolate.
Nesta primeira tentativa, acho que o resultado ficou longe dos bolos lindamente recheados que vejo nas fotos, mas com certeza valeu a pena: este bolo ficou simplesmente delicioso!
Poke cake de baunilha com geleia de frutas vermelhas e cobertura de chocolate amargo
Para o bolo de baunilha:
2 ovos
1 xícara de açúcar
1/3 de xícada de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de leite
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de maisena
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 fava de baunilha (se preferir usar essência, use 2 colheres de chá)
Para a geleia caseira de frutas vermelhas (sem açúcar):
Clique AQUI para acessar a receita completa
Para a cobertura de chocolate:
1/2 xícara de creme de leite
60g. de chocolate amargo (1/2 tablete grande)
60g. de chocolate ao leite (+/- 4 colheres de sopa de gotinhas)
Confeitos para enfeitar
Comece preparando o bolo. Em uma tigela grande, bata (na batedeira ou com um batedor de arame) os ovos com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Adicione a manteiga e bata novamente para integrá-la. Depois disso, junte o leite e mexa mais uma vez.
Sobre esta mistura, peneire a farinha de trigo, a maisena e o fermento em pó e depois envolva-os na massa. Por fim, acrescente as sementinhas de baunilha ou a essência.
Despeje a massa em uma assadeira retangular pequena (27cm. x 18 cm.) untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 45 minutos ou até que o bolo fique firme e com a superfície douradinha (na dúvida, faça o teste do palitinho).
Enquanto o bolo assa, prepare a Geleia caseira de frutas vermelhas (sem açúcar) e espere que ela esfrie um pouco.
Aproveite e faça também a cobertura de chocolate. Como não tinha chocolate meio amargo em casa, usei metade de chocolate amargo (80% de cacau) e metade de chocolate ao leite (que eu só tinha em gotinhas mas poderia ser em tablete picado). Ficou ótimo, doce na medida!
Leve o chocolate, em um refratário, ao microondas por 30 segundos. Misture e, se ele não derreter completamente, vá acrescentando mais 15 segundos e mexendo nas pausas. Junte o creme de leite e misture bem até obter um creme homogêneo escuro.
Retire o bolo do forno e deixe-o esfriar um pouquinho. Depois disso, fure-o com um palito grosso ou com o cabo de uma colher de pau. Distribua a geleia uniformemente sobre ele, para que ela penetre nos furinhos.
Por cima, espalhe o creme de chocolate e finalize com os confeitos. Espere firmar um pouco para que a cobertura não escorra muito na hora em que cortar os pedaços de bolo.
Esta receita rende entre 6 e 8 porções.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.