Crumble de frutas amarelas (frutas assadas com crosta de amêndoas)
Se tem uma coisa que eu amo de paixão na cozinha é a alegria de transformar simples frutas em sobremesas deliciosas. Juro, é uma alegria quase que incomparável — porque sou louca por doces e porque comê-los sem muito peso na consciência é ainda mais delicioso.
A ideia desta receita surgiu de uma fruteira cheia de frutas com uma característica em comum: a cor amarela. Fiquei admirando-as por alguns momentos e resolvi utilizá-las no lugar tradicional das suas colegas vermelhinhas na sobremesa tradicional americana. Para completar, uma farofa crocante e deliciosa.
A bola de frozen complementa o prato, misturando as sensações de frio e calor e deixando a sobremesa ainda mais especial. Vamos nessa?
Crumble de frutas amarelas (frutas assadas com crosta de amêndoas)
1 pera
1 pêssego
1 manga pequena
1 tangerina
1 maracujá
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de aveia
3 colheres de sopa de amêndoas em lascas
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
Descasque e corte as frutas firmes em cubos não muito grandes e coloque-os em potes individuais que possam ir ao forno (divida-os em 3 ou 4 porções).
Abra o maracujá com cuidado para não perder o caldo e distribua a polpa do maracujá por cima das outras frutas.
Descasque a tangerina e amasse os gomos para retirar o suco. Regue os potinhos com ele.
Em um processador de alimentos ou liquidificador, coloque os outros ingredientes e pulse até obter uma farofa grossa e homogênea.
Cubra as frutas com esta farofa, apertando para que forme uma camada firme. Leve os potes ao forno preaquecido em 200ºC até que a superfície fique dourada (10 a 15 minutos, em média).
Sirva em seguida, ainda bem quente, com uma bola de Frozen Yogurt Light (clique no link e veja uma receita facílima para fazê-lo em casa) ou de sorvete.
Se quiser, deixe os potes prontos com as frutas e coloque a farofa antes de levá-los ao forno.
Esta receita rende entre 3 e 4 porções.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.