Panzanella (salada italiana com pão amanhecido)
Eu adoro quando o pão já está passadinho porque é uma excelente desculpa para fazer a Torta salgada de pão amanhecido. Mas nos dias mais quentes, minha primeira escolha é sempre a panzanella, uma salada caprichada que vale por uma refeição.
Eu já tinha ouvido falar da panzanella, mas a primeira vez que li a receita completa foi no blog da Vivian, o Francinha cooks, que eu adoro. Desde então, virou uma queridinha de casa e vira e mexe é o meu jantar, principalmente quando chego cansada do trabalho e sem muito pique para cozinhar.
O mais engraçado é que nunca tinha trazido a panzanella para cá! E o mais legal é que com a base do pão, do molho e de uma erva fresca para temperar, você pode usar qualquer combinação de ingredientes que tiver em casa.
Desta vez, adaptei a receita com o que eu encontrei na geladeira e tudo o que eu tenho a dizer é que ficou simplesmente incrível! Talvez eu estivesse só esperando por esta versão especial para publicá-la. 😉
Panzanella (salada italiana com pão amanhecido)
2 fatias grossas de pão amanhecido (preferencialmente do italiano, mas pode ser o francês também)
1/2 cebola roxa pequena em meias rodelas fininhas
3 mini pepinos em conserva (picles) ou 1/2 pepino japonês fresco, em rodelas
8 a 10 tomatinhos cereja
6 a 8 bolinhas de muçarela de búfala ou queijo branco em cubinhos
1 raminho de hortelã ou de outra erva fresca (manjericão, salsa, alecrim…)
1 e 1/2 colher de sopa de vinagre (eu usei balsâmico)
3 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade
Corte o pão em cubos não muito grandes nem muito pequenos. Se a casca estiver muito dura, retire-a. Se o pão não estiver muito duro, leve os cubos a uma frigideira quente e toste todos os lados. Eu usei um último pedaço de um Pão de fermentação natural que eu fiz com meu fermento natural, o Francinho.
Coloque o pão em uma tigela, regue com metade do vinagre (eu usei o balsâmico) e o azeite e misture bem. Se o pão absorver totalmente o tempero, acrescente 1 ou 2 colheres de sopa de água. Reserve.
Corte os outros ingredientes da salada e junte-os ao pão temperado. Adicione as folhas de hortelã (ou outra erva) e tempere com o restante de azeite e vinagre, e com sal e pimenta do reino.
Misture tudo muito bem, espalhando o molho por tudo. Se ficar muito seco, adicione mais uma ou duas colheres de água.
Cubra com plástico filme e deixe na geladeira por mais ou menos 1 hora. Leve à mesa alguns minutos antes de servir, para que volte à temperatura ambiente.
Esta quantidade serve bem uma pessoa como uma refeição leve.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.