Tomates farcies (tomates recheados com carne e/ou ricota)
Esta receita francesa de tomates recheados é inspirada na do livro College Cooking e fez sucesso em casa. É uma forma diferente de incluir o tomate na refeição e também muito versátil: para minha mãe, montei só com ricota; meu pai comeu só a carne; e, para mim, um pouco de cada.
2 tomates grandes (maduros mas firmes)
150g. de carne moída (ou ricota defumada ou metade de cada)
1 ovo
1/2 fatia de pão de forma (ou francês amanhecido embebido em água e espremido)
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Bata com um garfo os ovos e misture o pão picado, a cebola, o alho, as ervas, sal e pimenta do reino e, caso vá usar ricota e carne, divida em duas partes. Junte a carne/ricota e amasse bem com as mãos até ficar uma massa homogênea. Faça bolinhas de aproximadamente 2 centímetros (quase do tamanho de um ovo de codorna). Lembre-se de que devem caber dentro do tomate. Reserve.
Corte a “tampa” dos tomates e, com uma colher, retire a polpa com as sementes. Tempere com um fiozinho de azeite, sal e pimenta do reino e recheie cada tomate com as bolinhas (mais ou menos 6). Leve ao forno pré-aquecido em 200°C por 30 minutos para assar as bolinhas.
Eu acompanhei com 7 cereais, um molho que fiz com a polpa que retirei do tomate e uma saladinha verde. Com esses complementos (pode ser arroz em vez dos cereais), dá para servir um tomate grande para cada pessoa que não come muito, ou então os dois (ou menores) para uma pessoa. Para enriquecer o prato, você pode assar mais algumas bolinhas e distribuir sobre o arroz. Se quiser, salpique com queijo ralado ou ervas frescas picadinhas antes de levar à mesa.
Diellen Schiavo
12 de dezembro de 2016 em 22:46
Da pra rechear com mussarela de búfala?
Luciana Carpinelli
13 de dezembro de 2016 em 6:52
Dá sim, Diellen. Fica uma delícia também!