Peixe ensopado com legumes e pirão
Amo peixe, mas não sei variar muito o preparo. Resolvi arriscar fazer um ensopado com legumes que virou sopa e, para aproveitar o caldo em excesso, ganhei um pirãozinho gostoso que fez as vezes de acompanhamento. Aqui está mais uma refeição gostosa e saudável, bem fácil de fazer.
1 filé ou posta de peixe
1/2 xícara de legumes em cubos (batata, cenoura, ervilhas, vagem, pimentão, tomate etc.)
1 1/2 xícara de água
1/2 tablete ou envelope de caldo de peixe ou de legumes
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
1/2 limão espremido
1/2 colher de sopa de páprica doce
1/2 colher de sopa de lemon pepper* (ou uma mistura de raspas de limão com pimenta do reino)
1/2 colher de sopa de ervas finas desidratadas
1/2 xícara de farinha de mandioca (ou de rosca)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Tempere o peixe com o caldo de limão, o alho e um pouquinho de sal. Você pode fazer o filé ou posta inteiro ou cortar pedaços (eu fiz com um filé de Saint Peter em pedaços). Deixe marinando na geladeira por pelo menos uns 20 minutos.
Aqueça o azeite e refogue a cebola até começar a dourar. Despeje a água, dissolva o caldo e acrescente os legumes (usei cenoura, vagem e pimentão amarelo) e os temperos. Deixe cozinhar em fogo baixo por 3 a 5 minutos.
Depois desse pré-cozimento, adicione o peixe e deixe cozinhar por mais 8 a 10 minutos. O peixe deve ficar macio mas não desmanchar e os legumes, al dente.
O caldo ficou delicioso, mas como não gosto de carne boiando igual uma sopa, resolvi aproveitá-lo para fazer um pirão e ficou muito bom.
Separe o peixe e os legumes (não precisa coar, só retirar os pedaços maiores) e mantenha-os aquecidos. Retorne o caldo ao fogo baixo, dê mais uma temperadinha com sal e misture aos poucos a farinha, mexendo sempre para não empelotar. Você pode deixar o pirão mais mole ou mais firme, como preferir.
Sirva o peixe e os legumes sobre o pirão. Se quiser, complemente a refeição com uma salada.
*Lemon pepper é um tempero pronto de raspas de limão com pimenta. É vendido em supermercados (geralmente importado e mais caro) ou em lojas de temperos e produtos naturais a granel. Eu comprei 100g. por R$ 1,50 no Mercado Municipal.
Tatiana Bergamo
2 de outubro de 2013 em 14:55
Eu fiz hoje!
Delicioso!!!
Luciana C.
2 de outubro de 2013 em 15:53
Hummm… deu até água na boca, Tatiana! 🙂
Obrigada por contar que deu certo.
bjo e até a próxima receita!