Quiche fácil de queijo parmesão ou brie com ervilhas
Fui arrumar uma gaveta e encontrei a receita desta massa de quiche muito mal anotada em um pedaço rasgado de papel. Achei até que estava incompleta de tão fácil, mas resolvi testar. Para rechear, fiz um creme com um pedaço de brie que comprei em promoção e o restinho de ervilhas do congelador. Super fácil e muito chique — além de gostoso!
Massa:
3/4 xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga
1 gema
1 pitada de sal
Recheio:
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho amassado
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de creme de leite
50g. de queijo brie em cubinhos (ou parmesão ralado)
4 colheres de sopa de ervilhas frescas congeladas ou em conserva
1 colher de chá de maisena
1 clara
2 raminhos de tomilho fresco ou ervas finas a vontade
Sal e pimenta do reino a vontade
Misture a gema e a manteiga com a farinha (usei metade integral) até obter uma massa homogênea, sem amassar muito. Coloque em um recipiente, cubra e deixe na geladeira por 30 minutos.
Enquanto isso, ferva o leite com a cebola (eu usei a roxa, para dar um pouco de cor) e o alho, sal e pimenta por uns 2 ou 3 minutinhos. Acrescente as ervilhas e deixe mais ou menos o mesmo tempo. Dissolva a maisena em umas 2 colheres de sopa do caldo e misture bem até engrossar (mais ou menos um mingau). Coloque o parmesão/brie, mexa e desligue o fogo. Em seguida, adicione o creme de leite e deixe esfriar.
Após o descanso da massa, cubra o fundo e as laterais de um recipiente ou de forminhas (não precisa untar). Reserve.
Bata a clara (eu bati com um garfo mesmo) por uns 5 minutos até começar a ficar firme. Com cuidado, incorpore no recheio. Preencha a massa com o creme, salpique com as ervas e leve ao forno pré-aquecido em 180°C por 45 minutos a 1 hora, até a superfície ficar dourada. Para quem está acostumado com minhas receitas rapidinhas é muito tempo, eu sei, mas a massa precisa assar com o recheio em cima e o recheio precisa ficar firme, então nem adianta tentar adiantar o processo que não vai dar certo — eu sempre tento, mas desta vez não vale arriscar. E, se possível, espere uns 10 minutinhos antes de servir para que o recheio assente um pouco.
Esta receita serve duas pessoas, desde que com um acompanhamento, como uma salada colorida. Você pode fazer em um refratário maior (usei um de 15,5cm x 15,5cm x 4cm), montar duas quiches individuais ou usar forminhas pequenas para servir como entrada ou petisco. E pode, também, variar o recheio, de acordo com sua preferência (frango desfiado com cream cheese e milho, creme de queijos com ou sem bacon, creme de cebolas, carne seca com requeijão, creme de alho poró, creme de cogumelos etc).
Pingback
20 de agosto de 2013 em 19:52
http://cozinhandopara2ou1.com/2013/08/20/quiche-light-de-ricota-com-espinafre-e-base-de-biscoito/
Pingback
4 de setembro de 2013 em 18:54
http://cozinhandopara2ou1.com/2013/09/04/receita-basica-de-quiche-passo-a-passo/
Malu Fernandes
3 de junho de 2016 em 14:31
Adoro suas receitas!!!!!!
Luciana Carpinelli
3 de junho de 2016 em 21:53
Oi, Malu. Obrigada 🙂
Eu adoro leitores como vc. Volte sempre <3
Daniela
17 de junho de 2016 em 15:37
Olá. Acho que fiz errado a receita. Vc quis dizer 3 ou 4 xícaras de farinha para a massa? Porque ficou mto pouca quantidade com 3/4 mede xícara. E se quiser fazer uma porção maior, dobra as quantidades? Obrigada
Luciana Carpinelli
18 de junho de 2016 em 10:35
Daniela, não tem nada errado, não. Eu quis dizer mesmo “três quartos de xícara”.
O nome do blog é Cozinhando para 2 ou 1 e o rendimento das receitas é intencionalmente reduzido para uma ou duas pessoas.
Conforme está indicado no post: “Esta receita serve duas pessoas (…). Você pode fazer em um refratário maior (usei um de 15,5cm x 15,5cm x 4cm), montar duas quiches individuais ou usar forminhas pequenas para servir como entrada ou petisco.”
Caso queira porções maiores, é só dobrar as quantidades mesmo.
Beijo e volte sempre 🙂