Sopa de feijão
A sopa de feijão é, para mim, um dos melhores exemplos do que é comfort food — a comida reconfortante, aquela que alimenta o corpo e também aquece a alma. Quando criança nunca fui muito fã das inúmeras variações de sopa da minha mãe e da minha avó, mas hoje elas me remetem ao tempo bom, principalmente em noites frias como a de hoje.
50g. de bacon em cubinhos (ou 1 colher de sopa de azeite)
1 dente de alho picadinho
100g. de linguiça calabresa defumada
2 xícaras de feijão cozido sem caldo
1 xícara de caldo de carne (pode ser 1/2 tablete dissolvido em 1 xícara de água)
1 xícara de macarrão para sopa (opcional)
Sal, pimenta do reino e ervas frescas ou desidratadas a vontade
Coloque o bacon para soltar a gordura em uma panela funda e, quando estiver quase crocante, acrescente a linguiça e o alho para refogar. Eu fiz uma versão mais light, usando só o azeite para fazer o refogado.
Se for utilizar o macarrão, cozinhe-o em separado, de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente.
Enquanto o alho e a linguiça refogam e o macarrão cozinha, bata o feijão com o caldo de carne (eu prefiro deixar 1 xícara de feijão sem bater) e depois acrescente esse caldo à panela do bacon com alho e calabresa, adicione as ervas e espere ferver. (Cuidado pois esse caldo ferve como leite e derrama rápido!)
Se preferir a sopa mais grossa, diminua o fogo e vá mexendo até alcançar a consistência desejada. Adicione o macarrão e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva em seguida, bem quentinha.
Esta receita rende duas porções e pode ser congelada por até 3 meses.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.