Pão italiano fácil (receita adaptada da Palmirinha)
Depois do sucesso nas tentativas de fazer o pão de forma de liquidificador, resolvi ousar um pouco mais e fazer outro tipo de pão.
Procurei uma receita pequena e não encontrei, aí resolvi adaptar uma da Palmirinha para ver o que dava. Confira na foto como ficou lindo (e delicioso, garanto!).
Pão italiano fácil (receita adaptada da Palmirinha)
Para a esponja:
1 tablete de fermento biológico
1 pitada de sal
1/4 xícara de água morna
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Para o pão italiano:
2 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de margarina
2/3 xícara de leite
Comece preparando a esponja: coloque em um recipiente o fermento esfarelado e o sal e misture até obter um líquido. Junte a água morna e a farinha e cubra com um pano para fermentar (eu deixei dentro do microondas desligado por uns 5 minutos).
Para a massa, misture quase toda a farinha (usei metade integral) com o açúcar, a margarina, a esponja fermentada e o leite. Amasse com as mãos até que a massa desgrude dos dedos — se precisar, acrescente o restante da farinha.
Em uma superfície enfarinhada, sove (amasse bem) a massa até ela ficar bem lisa. Faça uma bola e coloque-a em forma alta untada e enfarinhada (eu usei uma forma de pão, daquela compridinha). Faça cortes com uma faca e pincele ou pulverize água por cima.
Deixe o pão crescer até dobrar de tamanho em local protegido de vento (deixei dentro do microondas desligado por pouco mais de 30 minutos). Leve ao forno pré-aquecido baixo (150°C—180°C), por cerca de 40 minutos até começar a dourar na superfície.
Ívian
29 de agosto de 2013 em 17:38
A farinha usada na receita foi a branca ou integral?
luciana c.
29 de agosto de 2013 em 19:25
Eu usei metade integral, mas você pode usar tudo da farinha branca.
Ívian
29 de agosto de 2013 em 19:30
Obrigada. Vou usar meio a meio tb 🙂
luciana c.
29 de agosto de 2013 em 19:37
Depois conta como foi? Se ficou alguma dúvida, o que poderia mudar no texto da receita para ficar mais clara… sempre dá para melhorar, né? 😉
Ívian
29 de agosto de 2013 em 19:39
Ok. A dúvida era só qual o tipo de farina, no mais, estava bem claro. Sempre é bom termos um feedback.
luciana c.
29 de agosto de 2013 em 19:45
Estou sempre à disposição e tento responder o mais rápido possível… 😉
Obrigada!
fatima
25 de setembro de 2013 em 7:14
luciana:este pão deve ser uma delicia, mas tenho uma dúvida a xicara é que medida?
Luciana C.
25 de setembro de 2013 em 8:14
Oi, fatima. A xícara é daquelas medidas padrão, que você encontra em qualquer supermercado ou loja de utilidades domésticas.
Vanessa V D
25 de setembro de 2013 em 14:18
Oi Luciana, antes de tudo parabéns pelas receitas, já fiz algumas e deram super certo. Quero saber a quantidade de fermento fresco em gramas pois não encontro o de tablete e se pode ser substituído pelo seco e quantidade. Obrigada
Luciana C.
25 de setembro de 2013 em 14:43
Vanessa, obrigada! Fico super feliz com esse feedback de vocês. 🙂 O tablete de fermento biológico fresco tem 15g. Você pode substituir por 1/2 colher de sopa do fermento biológico seco instantâneo (importante: este seco NÃO é o fermento químico de bolo, aquele Royal). Depois conta como ficou? 🙂
erika
21 de outubro de 2013 em 13:12
Olá. Por favor me esclareça, o pão italiano verdadeiro não é feito com fermento natural? Sua fermentação não leva pelo menos uma noite para depois agragar os outros ingredientes? E por que esse pão se chama pão italiano?
Obrigada.
Luciana C.
21 de outubro de 2013 em 14:13
Oi, Erika.
O pão italiano tem um processo bem complexo e, por esses motivos que você colocou, essa receita é chamada de Pão Italiano FÁCIL. Não é a receita original, mas uma simplificada que fica parecida. Esclarecido? 🙂