Corniccione (casquinha crocante de massa de pizza)
Pizza é um cardápio praticamente obrigatório em casa, muito antes de eu nascer.
A famosa massa de pizza do Odair, meu pai, já foi transformada nos mais diversos formatos e este é um dos mais leves e super gostoso para a entrada de uma pizza ou então para acompanhar uns bons drinks.
Mas atenção: é tão bom que a gente vai comendo comendo comendo e nem percebe!
Corniccione (casquinha crocante de massa de pizza)
1 xícara de água morna
1 tablete de fermento biológico ou 1 colher de sopa de fermento biológico seco (não é o químico)
1 colher de sobremesa de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
3/4 de xícara de farinha de trigo integral (pode ser substituída pela normal)
1 colher de sopa bem cheia de margarina
1 colher de chá cheia de sal
Azeite, parmesão e/ou muçarela ralados grossos, lemon pepper, alho fatiado, ervas frescas ou orégano desidratado para saborizar
Em uma tigela grande, coloque a água, o fermento, o açúcar e mexa. Acrescente 1/4 de xícara de farinha de trigo e vá mexendo para fazer a “esponja” (a mistura vai começar a formar bolhinhas até ficar cremosa). Em seguida coloque os outros ingredientes e vá amassando até soltar da mão. Se estiver tudo incorporado e, mesmo assim, continuar grudenta, adicione farinha aos pouquinhos para chegar ao ponto (com cuidado para não deixar ressecada).
Jogue um pouco de farinha em uma superfície limpa e seca e sove a massa (amasse com força e bata um pouco para soltar o amido). Coloque um pouquinho de farinha na tigela, a massa e mais farinha por cima. Cubra com um pano de prato ou filme plástico e deixe descansar por pelo menos 1 hora em um lugar que não tenha vento (costumamos deixar dentro do microondas desligado).
Dica: Para saber se a massa está pronta, antes de colocá-la para crescer, separe uma bolinha dela e mergulhe em um copo com água. Quando estiver pronta, a bolinha sobe à superfície.
Após o crescimento, divida a massa em 4 ou 5 pedaços e abra-a bem fina em uma superfície enfarinhada. Coloque cada disco em uma assadeira redonda e distribua um pouco da cobertura que escolheu (na foto usei um fio de azeite, mais ou menos 1 1/2 colher de sopa de muçarela e 1 boa pitada de lemon pepper para dar um toque mais marcante). A ideia é dar um pouco de sabor às casquinhas e não cobri-la como uma pizza, por isso não exagere. Quanto mais cobertura você colocar, menos crocante o corniccione fica.
Leve ao forno pré-aquecido em 200°C por mais ou menos 5 minutos ou até que esteja crocante e as bordas fiquem douradas. Você pode tirar do forno e servir os discos para que cada um vá quebrando os pedaços para comer ou então cortar cada disco em tiras, usando um cortador de pizza.
Esta receita rende de 4 a 5 corniccioni ou então 1 ou 2 corniccioni e uma pizza média. A massa pode ser conservada em recipiente tampado na geladeira por até 1 semana (retire pelo menos 1 hora antes de usar para voltar à temperatura ambiente — deixe novamente no microondas desligado — e, se estiver muito úmida, coloque mais um pouquinho de farinha). Você também pode deixar o disco pré-assado na geladeira por até uma semana, retirar antes de assar para voltar à temperatura ambiente e depois rechear normalmente.
Robson
2 de novembro de 2013 em 19:25
olá Luciana não entendi :
1 xícara de farinha de trigo
3/4 de xícara de farinha de trigo integral (pode ser substituída pela normal)
só tenho farinha de trigo normal então coloca 4/ de farinha ?
Luciana C.
3 de novembro de 2013 em 11:56
Oi, Robson.
Para esta receita, você precisa de 1 xícara de farinha de trigo normal + 3/4 (três quartos) de xícara de farinha de trigo integral. Caso queira, você pode substituir a integral pela normal, aí a medida total será de 1 xícara + 3/4 de xícara de farinha. Entendido? 🙂
Pingback
10 de julho de 2014 em 19:38
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/07/10/pizza-e-precisa-de-dia-certo-para-ela/