Champignons ao molho agridoce com brie e purê cremoso
A minhas melhores invenções culinárias quase sempre acontecem quando a despensa está quase vazia.
Comecei esta com um despretensioso purê de batatas esquecidas na fruteira e, fuçando nos cantinhos da geladeira, encontrei champignons e um pedaço de queijo brie dando sopa.
Para não ficar tudo muito sem graça, escolhi o balsâmico para temperar e, para completar, adicionei um toque adocicado. Acertei muito, vale experimentar! 🙂
Champignons ao molho agridoce com brie e purê cremoso
Para os champignons ao molho agridoce:
150g. de champignons em conserva escorridos
1 colher de chá de manteiga
1/3 de xícara de vinagre balsâmico
1/2 colher de sopa de mel
1 pitada de sal
Para o purê cremoso:
2 batatas médias
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga
+/- 1/4 xícara de leite
1 colher de café de raspas de noz moscada
Sal e pimenta do reino a vontade
Para finalizar:
+/- 50g. de queijo brie em fatias não muito grossas
Ervas frescas bem picadinhas
Comece preparando o purê. Corte as batatas (com casca) em rodelas de mais ou menos 1 cm. de espessura e cozinhe por 15 minutos em água fervente. Retire da água, tire a casca e amasse-as bem. Coloque a manteiga, tempere com sal, pimenta do reino e a noz moscada e misture bem.
Junte o ovo e misture rapidamente para não coagular pedaços grandes. Vá acrescentando o leite aos poucos até chegar ao ponto desejado, preferencialmente não muito mole. Quando terminar, lembre-se de provar novamente o sal e, se necessário, corrigi-lo. Reserve.
Em uma panela em fogo baixo, derreta a manteiga e misture com o balsâmico e o mel e deixe cozinhar até o molho engrossar, mexendo de vez em quando. Acrescente os champignons cortados em 4 pedaços cada um e acrescente o sal, mexendo bem.
Em um refratário ou em ramequins/potinhos individuais, coloque o purê, distribua os champignons com molho e finalize com as fatias do brie por cima. Leve ao forno pré-aquecido na temperatura máxima por uns 5 a 8 minutos para derreter o queijo. Retire do forno e salpique as ervas finas por cima.
Sirva em seguida como uma entradinha quente (para 4 ou 5 pessoas) ou então como prato principal acompanhado de uma salada bonita (para 2 pessoas).
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.