Salada com endívias, aspargos brancos e morangos
Comer legumes e verduras nunca foi sacrifício para mim. Saladas são muito bem vindas na minha mesa, principalmente nesses dias infernalmente quentes — desde que sejam diferentes, coloridas e saborosas. Por isso, abrir a geladeira e escolher cores, texturas e sabores é uma aventura que me diverte.
Nunca tinha experimentado aspargos brancos em conserva, mas o vidrinho estava lá esquecido desde o II Encontro Gourmet e, a partir dele, nasceu esse prato bonito: uma combinação que deu certo!
Salada com endívias, aspargos brancos e morangos
Folhas coloridas rasgadas (eu usei alface friseé, radichio, rúcula e agrião)
Folhas de endívia
Aspargos brancos em conserva escorridos
Morangos
Azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta do reino a vontade
Para começar, lavei bem os morangos, cortei pela metade e deixei mergulhados em um pouquinho de vinagre balsâmico.
Depois, cobri dois pratos pequenos com o mix de folhas coloridas. Coloquei 4 folhas de endívia a partir do centro e decorei com a alface friseé em volta. Cortei a parte de cima dos aspargos e coloquei no centro das endívias; os talos cortei em pedaços menores e distribuí sobre as folhas. No centro da salada, enfeitei com os morangos marinados no balsâmico.
Pouco antes de colocar na mesa, temperei com um fio de azeite, mais um pouco do vinagre balsâmico em que ficaram os morangos, sal e pimenta do reino.
Ficou um prato bonito, que enfeita a mesa, alimenta os olhos e desperta o paladar. Excelente sugestão para iniciar uma refeição.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.