Como fazer e temperar arroz japonês para sushi (shari ou gohan com molho sú)
Sou apaixonada por comida japonesa e, morando no famoso bairro paulistano da Liberdade, a tentação de me esbaldar nos rodízios é quase irresistível. Já que nem sempre dá tempo ($$$ 😉 ), vira e mexe invento de tentar alguma receita oriental em casa.
Nunca tinha feito gohan, mas conheci em uma das mercearias da vizinhança uma senhorinha tão disposta a me ensinar que acabei comprando um pacote de arroz japonês. Guardei o pacote com as indicações anotadas num papelzinho e acabei esquecendo deles no fundo do armário.
Como não há nada melhor do que ser prevenido, a vontade de sushi bateu e lá fui eu me aventurar. Ah, esta é só a primeira parte desta viagem gastronômica ao oriente — aguardem cenas dos próximos capítulos!
Como fazer e temperar arroz japonês para sushi (shari ou gohan com molho sú)
Para o gohan (arroz japonês):
1 xícara de arroz japonês (tipo 1, subgrupo polido)
1 1/2 xícara de água fria
Para o molho sú (tempero para o shari ou arroz de sushi):
1/2 xícara de vinagre de arroz
2 colheres de sopa de saquê mirin (opcional)
1 colher de sopa de açúcar
1 mini pontinha de colher de café de sal (bem pouco mesmo)
Hoje, o arroz japonês já é fácil de ser encontrado em grandes redes de supermercado ou então em lojas de produtos orientais. O importante é prestar atenção no tipo e no grupo, impressos na embalagem.
Antes de preparar, é necessário retirar um pouco do amido do arroz. Para isso, coloque-o em um recipiente e cubra-o com água. Com cuidado para não quebrar os grãos, vá mexendo a mão dentro da água em movimentos circulares até que ela fique esbranquiçada. Escorra a água e faça este procedimento mais uma vez. Depois, coloque o arroz em uma peneira e deixe descansar por mais ou menos uns 15 minutos.
Em seguida, cozinhe o arroz escorrido com a medida de água da receita em fogo baixo por 20 minutos (ele vai ficar meio empapado, não precisa secar completamente como o arroz comum). Retire do fogo e espalhe em um recipiente para que esfrie.
Enquanto isso, prepare o molho sú. Misture o vinagre com o saquê (se preferir, não use-o), o açúcar e o sal. Mexa bem até dissolver tudo.
Quando o arroz já estiver bem morno, distribua o molho sú por cima, sem misturar muito para não formar grumos, e deixe descansar por mais 10 minutos, coberto com um pano de prato limpo (isso evita que resseque demais).
Depois da pausa, o arroz japonês já virou shari e está pronto para ser utilizado em sushis, temakis, hot rolls etc. Esta quantidade, com complementos, serve 2 pessoas (rende cerca de 4 a 5 temakis médios).
Nos próximos dias, publicarei a segunda parte desta aventura oriental. 🙂
Pingback
14 de março de 2014 em 11:00
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/03/14/temaki-no-copo/
Pingback
30 de junho de 2014 em 10:30
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/06/30/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-junho2014/
Andressa Aparecida
15 de março de 2015 em 13:22
Muito bom ..amei..
Luciana Carpinelli
16 de março de 2015 em 13:46
Obrigada, Andressa. 🙂
Já viu que temos muitas outras receitas de comida japonesa?
Volte sempre!
Mar
14 de abril de 2015 em 0:44
Oi, adorei o post, só um detalhe, o nome do tempero do arroz é “molho sú”, Shari, é a combinação goham + sú, no caso o arroz temperado com o molho.
Luciana Carpinelli
14 de abril de 2015 em 13:32
Obrigada pela dica, Mar. Não sabia disso!
Vivendo e aprendendo sempre, né? 🙂
Daniel
28 de setembro de 2015 em 21:07
Onde compra o café de sal
Luciana Carpinelli
29 de setembro de 2015 em 12:14
Daniel, o ingrediente utilizado na receita é o sal normal. A palavra café vem do tamanho da medida usada: colher de café. 🙂
Lucas
26 de dezembro de 2015 em 19:26
Muito bom, gostei de mais, acabei de fazer e estou grato pelas informações vlw✌
Luciana Carpinelli
27 de dezembro de 2015 em 23:00
Oi, Lucas. Que bom que gostou! 🙂
Obrigada por voltar aqui para contar que a receita deu certo.
Volte sempre, grande abraço.
christian
13 de setembro de 2016 em 3:18
ola boa noite, qual saque mirim devo usar, licroso ou seco?? gosto do arroz mais doce, obrigado
Luciana Carpinelli
13 de setembro de 2016 em 7:07
Christian, você deve usar o saquê culinário, que é próprio para este uso. Mas como você gosta do arroz mais adocicado, poderia também usar o licoroso, afinal o paladar a ser agradado é o seu, certo? 🙂
Abraço e volte sempre!
Cozinheiro_007
27 de janeiro de 2017 em 12:58
Meia xicara e vinagre de arroz para o tempero? De onde saiu essa receita? Sei muito pouco de culinária ainda mais da japonesa, porem até hoje sempre que fizemos, em todas as receitas encontradas na internet nunca vi mais que duas ou três colheres de sopa de vinagre para o tempo, meia xícara devem corresponder a umas 12 colheres… Referente ao vinagre de saque sempre encontrei receitas que informam ser necessária uma colher de café e jamais duas colheres de sopa!! Acredito que quem posta recitas deveria se informar melhor antes de cometer esta crueldade com quem esta pesquisando…
Luciana Carpinelli
27 de janeiro de 2017 em 13:50
Oi, Giuliano.
Em primeiro lugar, obrigada pela visita e pelo comentário. Como escrevi no texto acima, que espero que você tenha lido, esta é a receita de uma senhora japonesa dona de uma das mercearias da Liberdade. Sempre fiz desta forma, seguindo exatamente as mesmas quantidades e modéstia à parte, fica uma delícia! Nunca ninguém reclamou — por isso sugiro que você experimente antes de dar sua opinião.
Se você costuma seguir outras receitas e gosta delas, não vejo motivo para esse tipo de comentário tão desnecesário. Não conhecia esta modalidade de cozinheiro que fica por aí corrigindo receitas da internet mesmo sem saber que meia xícara corresponde a 8 colheres de sopa… mas todo dia a gente descobre uma novidade, não é mesmo? Além disso, nunca ouvi falar também em “vinagre de saquê”.
Grande abraço.
Marcela
9 de fevereiro de 2018 em 21:44
Acabei de fazer, ficou ótimo obrigada.
Gabriela
1 de março de 2018 em 1:17
Fiz a receita certinho e ficou super gostoso meu arroz… 🙂
Mari Lagareiro
2 de abril de 2018 em 2:34
Mesmo bom, obrigada por mais uma dica!
Davi
1 de maio de 2020 em 22:13
Segui a receita a risca e ficou perfeitoo, gostamos mto!!