Cheeseburger de forno no pão de batata
Fazer pães é uma paixão adquirida depois que o CP2ou1 entrou na minha vida. E fazê-los para usar em delícias como esta da foto me dá uma satisfação tão grande que não consigo evitar.
Participei na semana passada do I Ateliê Fleischmann e, apesar de já ter conhecido as massas básicas em um outro evento há pouco tempo, me surpreendi novamente com a versatilidade dos produtos — fizemos, por exemplo, um pavê com base para pudim de leite que ficou simplesmente maravilhoso.
Empolgada com esses atalhos e possibilidades, comecei a preparar a mistura para Pão de Batata e, ao abrir o congelador em busca de inspiração, encontrei carne moída e encasquetei que faria uma torta-hambúrguer que acabou virando um delicioso sanduíche. Não é que ficou bom? 🙂
Para o pão:
1 embalagem de mistura para Pão de Batata Fleischmann
1 pacote de fermento biológico instantâneo
1 ovo
1 colher de sopa de margarina
3/4 xícara de leite
Azeite e gergelim para enfeitar (opcional)
Para o recheio:
450g. de carne moída
1 dente de alho amassado
1 colher de chá de cominho em pó
Sal e pimenta do reino a vontade
Queijo prato ou muçarela fatiados
Comece preparando a massa de pão de acordo com as instruções: acrescente o fermento, a margarina e o ovo à massa e misture bem. Depois coloque o leite aos poucos (dividi em 3 partes) até obter uma massa única. Deixe crescer conforme indicado e depois corte, com uma faca, em 6 partes iguais. Se quiser, use outra massa de pão de sua preferência.
Enquanto aguarda o crescimento da massa, misture bem a carne moída com os temperos e forme 3 hambúrgueres com mais ou menos o mesmo diâmetro do refratário que irá usar (veja dicas para fazer um hambúrguer perfeito AQUI). Em uma frigideira bem quente e em fogo alto, sele os dois lados por 2 minutos cada para evitar que os sucos da carne escapem enquanto o pão assa. Reserve os hambúrgueres grelhados em um prato e deixe que esfriem.
Para montar os cheeseburgers, eu usei ramequins grandes para que ficassem do tamanho de um sanduíche médio com hambúrguer de 150g., o que é mais ou menos o tamanho de um lanche dessas redes de lanchonete mais populares.
Comece pincelando um pouco de margarina nos potes e cubra o fundo com um pedaço da massa de pão. Coloque o hambúrguer, duas ou três fatias de queijo e outro pedaço de massa. Eu nem usei o rolo para abrir a massa, usei as mãos para esticá-la e deixá-la no formato e no tamanho do ramequim.
Se quiser, espalhe um tiquinho de azeite por cima e jogue gergelim.
Leve os hambúrgueres montados ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 20 minutos — até começar a dourar o pão. Retire do forno e desenforme seus cheeseburgers.
Esta quantidade rende 3 sanduíches assados. O pão fica fofinho, o queijo derretido e o hambúrguer super suculento e no ponto. Dica para deixar ainda mais gostoso: sirva com um molho barbecue ou então honey mustard. Hummm!
Ah, outra dica: como estava sozinha neste dia, deixei um dos sanduíches dourar e tirei os outros dois antes de ficarem coradinhos. Esperei esfriar, coloquei em saquinhos plásticos e os congelei. Acabei de confirmar que dá super certo tirá-los direto do congelador para o forno pré-aquecido em 180º por mais ou menos 15 minutos (vale dar uma conferida se o recheio está quente). Eles vão ficar um pouco mais tostadinhos, com uma casquinha crocante em cima, e deliciosos.
Cintya Maria
3 de maio de 2014 em 18:09
Chessssuuuuus! Quer matar azamigaz, dona Lu? Adorei a ideia de fazer inclusive o próprio pão! Nhamm
A foto está demais! Fiquei “aguada”
Bjs
Luciana C.
3 de maio de 2014 em 18:16
Sorry! Mas ficou bom mesmo… e o que é esse queijo?
Fiz ontem, congelei e já comi outro hj. x)