Polenta recheada com molho de carne e gratinada com parmesão
Ultimamente ando meio nostálgica — esse tempinho fechado e chuvoso me faz evitar ao máximo sair de casa “desnecessariamente” e, por isso, acabo ficando mais tempo sozinha. Amo minha companhia, mas chega uma hora em que aparece uma vontadezinha de colo que só a mãe (ou um bom prato quentinho) resolve. Como a primeira opção fica a alguns quilômetros daqui, a solução é buscar uma receita reconfortante e, depois da Sopa de feijão, minha preferida é a <3 polenta <3.
Esta versão é uma livre adaptação da deliciosa Polenta gratinada com parmesão do Ferran Adrià que provei em um jantar — ela fica super cremosa, tem um toque irresistível de queijo e aquela camada derretida e douradinha por cima. Simplesmente irresistível!
Como sou adepta dos pratos únicos, inventei uma camada generosa de bolonhesa (que já estava pronta no congelador) como um recheio suculento, que cumpre o papel da proteína no cardápio e o deixou com mais cara de domingo.
Polenta recheada com molho de carne e gratinada com parmesão
Para a polenta cremosa gratinada com parmesão:
1 1/2 xícara de água fria
1/2 xícara de farinha de milho fina pré-cozida (Polentina, Kipolenta etc.)
100ml. de creme de leite
1 colher de chá de manteiga
50g. de queijo ralado
Sal e pimenta do reino a vontade
Para a montagem:
1 receita de molho a bolonhesa
Queijo parmesão ralado fino
Prepare a receita de molho a bolonhesa ou aqueça-a, caso esteja congelada como a minha estava.
Dica: aproveite para adicionar a este molho de tomate outros legumes como cenoura ou beterraba raladas bem finas. Elas desaparecem no meio da carne moída e adicionam muitos nutrientes. Aposto que as crianças não vão reclamar (nem os adultos mais chatinhos!).
Em outra panela, aqueça metade da água até ferver. Na outra metade, dissolva a farinha de milho. Aos poucos e com cuidado, despeje a mistura fria na água quente e vá mexendo bastante para não empelotar.
Quando começar a borbulhar, adicione o creme de leite, um pouquinho de pimenta do reino e misture até homogeneizar. Acrescente o queijo ralado, prove e corrija o sal, se necessário. Finalize envolvendo a manteiga.
Distribua metade da polenta no fundo de um refratário pequeno (usei um de 17cm, x 13cm.). Recheie com o molho a bolonhesa e cubra com a outra parte de polenta. Coloque bastante queijo ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido na temperatura máxima para derreter bem e gratinar.
Esta quantidade serve bem duas pessoas. Se quiser, complemente a refeição com uma salada e/ou legumes.
Maria Carolina Moraes
1 de junho de 2014 em 21:24
Adorei esta receita pois estou começando a cozinhar e achei bem fácil e apetitosa.
Luciana C.
3 de junho de 2014 em 18:01
Eu sou suspeita, mas adoro essa polenta. E com a carne, fica ainda mais gostosa. 🙂
Volte sempre!
Pingback
19 de outubro de 2014 em 21:53
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/07/29/90-receitas-diferentes-e-faceis-para-o-almoco-do-dia-a-dia/
Mariana
8 de novembro de 2015 em 21:46
Fiz esta receita hoje. Retornei para deixar o meu feedback: D e l i c i o s a!!!!!!! A melhor polenta que já comi na vida. O creme de leite, a manteiga e o parmesão fazem toda a diferença. Fica parecendo escondidinho.
Ai ai! Muito obrigada por compartilhar essa maravilha. Beijos!
Luciana Carpinelli
8 de novembro de 2015 em 22:21
Oi, Mariana. Obrigada por voltar para comentar!
Esse retorno é super gostoso pq na maioria do tempo a gente fica aqui deste lado sem saber se as receitas estão agradando. 🙂
Esta polenta é mesmo especial e uma das minhas receitas preferidas — mesmo sem esta montagem com o molho.
Obrigada mais uma vez e volte sempre :*