Macarrão com molho de beterraba e gorgonzola
Este molho de beterraba é uma sugestão gostosa para substituir os maravilhosos molhos cremosos de queijos: a cor é linda, o sabor é ótimo e, com um pouquinho de gorgonzola picado por cima, fica ainda mais especial. Além de tudo, ainda tem nutrientes e fibras, que auxiliam na digestão.
Em época de Festas Juninas, com friozinho chegando e petiscos deliciosos para acompanhar os jogos da Copa do Mundo, fica difícil manter a alimentação equilibrada. Para evitar abusos, uma boa saída é economizar algumas calorias nas refeições para poder aproveitar as delícias sem muito peso na consciência. Dica especial também para uma #SegundaSemCarne.
Macarrão com molho de beterraba e gorgonzola
2 porções de macarrão
1 beterraba média
2 colheres de cebola picada
1 dente de alho picado
1 xícara de caldo de legumes
1/2 xícara de água
+/- 100g. de queijo gorgonzola em cubos
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Lave bem a beterraba e descasque-a, preferencialmente com a ajuda de um descascador de alimentos. Corte-a em cubos não muito pequenos e reserve.
Em uma panela, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho sem deixar dourar. Acrescente o caldo de legumes e a água e coloque os pedaços da beterraba para cozinhar em fogo baixo até que fiquem macios (mais ou menos uns 10 minutos).
Coloque a beterraba cozida e o caldo no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. Importante: para que o liquidificador não exploda, deixe uma fresta na tampa para o vapor sair — cuidado, ele vai estar quente (se preferir, espere esfriar um pouco mais).
Devolva o creme à panela e deixe-o ferver em fogo baixo por mais ou menos 10 minutos para engrossar um pouco. Depois desse tempo, prove e tempere com sal, caso seja necessário, e pimenta do reino.
Envolva a massa cozida al dente e divida em duas porções. Por cima, distribua os cubinhos de gorgonzola, e sirva em seguida.
Esta quantidade serve duas pessoas.
Pingback
19 de outubro de 2014 em 22:02
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/07/29/90-receitas-diferentes-e-faceis-para-o-almoco-do-dia-a-dia/
Siena
24 de maio de 2015 em 19:22
Fiz sem o queijo e uma receita menor. Ficou uma delícia!
Luciana Carpinelli
25 de maio de 2015 em 13:17
Eu adoro esta receita, diferente e deliciosa, né? 🙂
Que bom que gostou. Volte sempre!