Espaguete integral com molho “à Carbonara” light (com ovo, creme de ricota, shitake e abobrinha)
Um dos meus molhos para massas preferidos é, sem dúvida, o à Carbonara: com bacon, bastante parmesão e ovos. Sim, suuuper calórico, sem contar o carboidrato do macarrão. Quando publiquei a receita original, a leitora Rosa comentou pedindo uma versão mais leve. No começo achei que era uma missão impossível, depois até comecei a pensar em substituições, mas acabei esquecendo disso.
Aí outro dia, folheando o livro 200 Receitas de Massas Deliciosas (Maria Ricci, coleção “Culinária de Todas as Cores”), me deparei com uma versão vegetariana do Carbonara feita apenas com abobrinha. Gostei da ideia, só que achei que ainda não estava com cara do prato original, faltava alguma coisa. Foi a partir daí que retomei o desafio e cheguei a uma alternativa com menos calorias e muito sabor: cogumelos shitake.
Ok, se você não contar, é muito provável que ninguém adivinhe de onde vem a inspiração deste prato, mas te garanto que ficou uma delícia e, para mim, o molho cremoso com o ovo ficou simplesmente excelente!
Espaguete integral com molho “à Carbonara” light (com ovo, creme de ricota, shitake e abobrinha)
2 porções de espaguete integral
80g. de cogumelos shitake fatiados
1 ovo
3 colheres de sopa de creme de ricota light
1/2 abobrinha grande
1/2 colher de chá de páprica defumada
1/2 colher de sopa de fumaça líquida (opcional)*
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Corte o shitake em cubinhos e rale a abobrinha no ralo fino. Reserve-os.
Coloque a massa para cozinhar de acordo com as instruções do pacote para que fique al dente.
Enquanto isso, em uma panela ou frigideira alta, aqueça um fiozinho de azeite, acrescente a páprica e a fumaça líquida, se for usar, e coloque o shitake para refogar por mais ou menos uns 2 minutos.
Dica: se você não tiver nenhum dos dois ingredientes, tudo bem. Eu os usei para dar aquele toque defumado (insubstituível) do bacon que não estamos usando nesta versão light e funcionou bem.
Adicione a abobrinha, tempere com sal e pimenta do reino, misture bem e deixe refogar por mais uns 2 minutinhos.
Bata rapidamente com um garfo o ovo com o creme de ricota até obter um creme homogêneo. Tempere também com um tiquinho de sal e pimenta do reino.
Coloque o macarrão cozido na panela dos refogados, envolva com os ingredientes e jogue por cima o creme de ovo. Misture, com o fogo no mínimo, por mais ou menos uns 3 minutinhos e sirva em seguida — o ovo não deve cozinhar, senão ele vira um quase ovo mexido, o que não é o objetivo.
Esta quantidade rende 2 porções bem servidas. Se quiser, salpique um pouquinho de queijo ralado por cima.
* Não sei como é o acesso à fumaça líquida ou em pó em todos os lugares do Brasil, mas em São Paulo é muito fácil de encontrar. No Mercadão de SP tem alguns boxes de temperos que vendem em pó e, no bairro da Liberdade, diversas mercearias têm a fumaça líquida importada. Grandes marcas, como a Bombay, também possuem versões nacionais.
Rosa
2 de julho de 2014 em 14:19
Hum deu agua na boca!! Obrigada por lembrar do meu comentário rsrsr. Vc conhece bacon de soja? É uma delícia e é esse que usam onde como esse espaguete carbonara
LUANA
2 de julho de 2014 em 18:54
Oi,
Parabéns pela receita, amo pasta à carbonara, e quero experimentar esse!
Tem como mostrar melhor o cortador de abobrinha? Achei muito legal!
Luciana C.
6 de julho de 2014 em 20:00
Obrigada, Luana. 🙂
Pode experimentar que vale muito a pena. E prometo que vou tirar uma foto melhor do “cortador”, que na verdade é um ralador.
Abs
Luciana C.
6 de julho de 2014 em 20:03
Oi, Rosa. Às vezes eu até deixo os pedidos em stand-by até surgir uma inspiração, e esta demorou um pouquinho mas chegou! 🙂
Eu já provei o bacon de soja mas não gosto muito desses “falsos” produtos feitos com a soja (acho que têm muitas essências e aromatizantes), mas pode ser uma alternativa também. 😉
Pingback
31 de julho de 2014 em 11:22
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/07/31/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-julho2014/
Pingback
19 de agosto de 2014 em 10:32
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/08/19/mais-de-80-exemplos-de-que-comida-light-pode-ser-gostosa/
Pingback
19 de outubro de 2014 em 22:03
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/07/29/90-receitas-diferentes-e-faceis-para-o-almoco-do-dia-a-dia/