Talharim de cenoura com (ou sem) cogumelos (calorias reduzidas)
Por mais que eu tente, não consigo negar minhas origens italianas: amo um bom prato de massa e, se bobear, sou capaz de comer macarrão umas 3 ou 4 vezes por semana. Mas não dá, né, gente? Não há corpinho que aguente tanto carboidrato, mesmo com o frio que pede comidas quentinhas e calóricas.
O bom é que existem opções tão saudáveis quanto deliciosas para substituir as gostosuras que aparecem na nossa mente mesmo sem que a gente pense muito. Além do meu já adorado Espaguete de abobrinha, este talharim feito apenas com a cenoura tem aparecido cada vez mais no meu cardápio.
Desta vez, para uma Segunda Sem Carne, preparei um molho cremoso de queijos com cogumelos. E, para variar sempre, é só escolher molhos diferentes — amo também com um bom Molho à Bolonhesa.
Talharim de cenoura com (ou sem) cogumelos (calorias reduzidas)
1 cenoura grande
1 dente de alho amassado
1/4 de xícara de leite (pode ser vegetal)
3 colheres de sopa de cream cheese ou creme de tofu
1 1/2 colher de sopa de parmesão ralado (opcional)
1/2 xícara de chá de champignons fatiados escorridos (opcional)*
Azeite, sal e pimenta do reino
Lave a cenoura e retire a casca (raspe com as costas da faca para retirar a parte mais escura). Com um descascador de legumes, corte tiras da cenoura no sentido do comprimento sempre girando a cenoura para tirar pedaços mais ou menos com a mesma largura. Reserve em um recipiente com água.
Para o molho, aqueça o azeite e refogue o alho. Acrescente o leite e o cream cheese e misture bem para integrar os dois ingredientes. Adicione o queijo ralado, tempere com sal e pimenta do reino e mexa para obter um creme homogêneo. Envolva os champignons nesse creme, se for usar. Mantenha-o aquecido.
*Dica: se preferir, substitua os champignons por cubinhos de presunto ou peito de peru, atum em lata escorrido, bacon, frango desfiado etc.
Esquente água em uma panela alta, coloque um pouco de sal e, quando ferver, adicione as tiras de cenoura e deixe cozinhar por 3 a 5 minutos até ficarem cozidas mas ainda firmes (al dente). Escorra.
Sirva o talharim de cenoura e o creme de queijos com (ou sem) champignons por cima e delicie-se.
Vivian Coco – Temperaria
29 de julho de 2014 em 18:43
Oi Luciana!
Ando super na vibe dos talharins de legumes, já fiz o de abobrinha mas meu preferido é o de pupunha. Vou testar esse de cenoura também e depois te conto! Beijos!
Luciana C.
29 de julho de 2014 em 19:04
Vivian, eu tenho feito bastante mas nunca experimentei o de pupunha! Preciso testar também para ver se curto.
A abobrinha eu prefiro como espaguete. Dependendo do molho, nem parece que a gente está comendo abobrinha… engana aquela vontade de macarrão. 😉
beijo
Pingback
19 de agosto de 2014 em 10:32
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/08/19/mais-de-80-exemplos-de-que-comida-light-pode-ser-gostosa/
Pingback
19 de outubro de 2014 em 21:55
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/07/29/90-receitas-diferentes-e-faceis-para-o-almoco-do-dia-a-dia/