90 receitas diferentes e fáceis para o almoço do dia a dia
Um dos grandes sucessos aqui do Cozinhando para 2 ou 1 é o nosso especial com 40 receitas fáceis e práticas para um jantar rápido. E, desde que ele foi publicado, tenho recebido inúmeros pedidos de ideias diferentes e fáceis para um almoço do dia a dia. Pois aqui estão, finalmente, algumas dicas especialmente selecionadas para que seu cardápio seja sempre prático e gostoso. Aliás, são praticamente três meses de receitas diferentes, para não ter desculpa de que faz sempre a mesma coisa. 😉
Para começar, não há nada melhor do que uma boa salada. Além de evitar exageros no prato principal, ainda ajuda a complementar a dose diária de vitaminas e nutrientes que o nosso corpo precisa.
Para variar a tradicional combinação de folhas com tomate, que tal apostar em uma Salada de alface com espaguete de abobrinha, laranja, champignons e molho de mostarda, uma Salada califórnia (com pepino, manga, kani kama e molho tarê), ou uma Caesar Salad light (salada de alface com croutons, parmesão, molho caesar light)?
A Salada de grão de bico com damasco e as Batatinhas a vinagrete com ovos de codorna, pimenta biquinho e azeitonas ou a Salada alemã de batatas com maionese de iogurte também são ótimas opções.
O segundo passo é escolher uma proteína, que geralmente é uma carne, mas existem muitas outras possibilidades. Um Bife ou frango à milanesa (com casquinha sequinha e crocante) sempre agrada, mas você também pode optar por Tiras de mignon com molho de tomate (receita com vídeo), Polpetone recheado, Kafta no palito (bolinho árabe/ libanês de carne moída com especiarias) ou Filé à pizzaiolo rapidinho (com molho de tomate e queijo derretido). A Costela suína super fácil também é excelente para mudar o cardápio.
O frango é bastante comum nas mesas brasileiras, mas também dá para variar no preparo: Frango a rolê recheado com queijo e peito de peru (ou presunto), Frango caipira (com legumes e milho na espiga), Almôndegas de frango recheadas com queijo, Frango com requeijão gratinado no forno (receita com vídeo), Frango com legumes na páprica com limão, Filé de frango à marguerita (com tomates italianos e manjericão) e Filé de frango empanado com parmesão.
Quer mudar ainda mais? Vá de Sobrecoxa de frango assada com iogurte de ervas e batatinhas, Frango louco (carne louca de frango), Espetinhos de frango picante (calorias reduzidas), Iscas crocantes de frango (calorias reduzidas) e Sobrecoxas de frango empanadas com curry. Aliás, dá até para preparar um franguinho assado com um tempero especial: Galeto assado (frango assado para 2 pessoas) — receita com vídeo.
Uma ótima solução para sair do óbvio no dia a dia é consumir peixes e/ou frutos do mar pelo menos 2 vezes na semana. Não tem ideia de como prepará-los? Vamos lá: Filé de peixe com gengibre e raspas de laranja, Peixe empanado com fubá, Filé de peixe com queijo derretido no forno, Escabeche de tilápia, Filé de peixe com vagens ao molho de mostarda e ervas, Filé de abadejo com risoto de limão, Almôndegas de atum (calorias reduzidas) e até um delicioso Ceviche (ou cebiche) de pescada branca são boas sugestões.
Para quem quer trocar as carnes (vermelhas ou brancas) por outros tipos de proteína, as possibilidades são praticamente infinitas. Algumas delas são a Berinjela à parmegiana, o Quibe assado de quinua e ricota, as Cestinhas de kani kama e abobrinha ao leite de coco com curry, o Enformado de inhame com brócolis, couve flor e queijo branco (calorias reduzidas), a Moussaká (lasanha grega de berinjela), os Tomates farcies (tomates recheados), os Legumes assados com ricota ao lemon pepper, a Abobrinha recheada com quinua, a Berinjela grelhada com molho de gergelim e faláfel e o Shimeji gratinado com batata.
Prefere optar pela carne de soja? Pois então abuse das receitas de Curry de carne de soja com legumes, de Estrogonofe de carne de soja e até de um Hambúrguer vegano de proteína de soja e funghi. Outras alternativas são as Almôndegas de abóbora e ricota e as Almôndegas de grãos (receita vegana).
Os acompanhamentos também são importantes para uma refeição completa. Em vez do arrozinho branco de sempre, o que acha de um Arroz com vagem e limão, Arroz de carreteiro (ótimo para reaproveitar as sobras de carne do churrasco), Arroz de brócolis super fácil (receita com vídeo), Mix de grãos à indiana (com legumes, gengibre e especiarias) ou então de um Falso risoto de linguiça e cream cheese?
Outras opções são as Galettes de cenoura, Tortinhas de batatas gratinadas (Pommes au gratin), Cebolas douradas (cebolas árabes ou cebolas à tirolesa), Mandioca dourada no forno com cominho, Cuscuz nordestino com legumes na manteiga, Inhames dourados ao forno, e Legumes à moda mediterrânea.
Purês são sempre deliciosas escolhas, e para fugir do purezinho de batatas, opte entre Purê de ervilhas, Purê de batata doce, Purê de mandioquinha e até mesmo Purê de batatas à pizzaiola.
Quando não temos muito tempo para preparar o almoço, a saída é escolher uma receita rápida de pratos únicos, que já unem o carboidrato e a proteína com os demais nutrientes necessários para uma refeição balanceada. Algumas sugestões são o Pimentão recheado com couscous, linguiça e vagem, o Escondidinho de batata baroa com frango desfiado, a Polenta recheada com molho de carne e gratinada com parmesão, o Cassoulet simplificado (“feijoada” francesa de feijão branco com linguiça, bacon e cenoura), as Batatinhas assadas com molho de requeijão e ervas (no microondas), o Ratatouille de potinho com Rap10 (passo a passo) e as Galetes de batata com carne moída ao requeijão.
Uma torta também sempre ajuda quando o tempo é curto ou então para aproveitar as sobras da geladeira; anote as sugestões: Torta salgada cremosa de fubá (passo a passo), Torta de bacon e milho, Torta de macarrão com sobras de salmão e de alho poró ou então Massa básica para torta salgada.
Massas também são super práticas. Mas se aqueles molhos básicos já enjoaram, aposte no Macarrão à Carbonara (com bacon, ovo, parmesão e creme de leite), na Pasta alla Norma (com molho de tomate, berinjela, alho, manjericão e pimenta calabresa), no Molho cremoso de sardinha com limão e ervas, no Espaguete à amatriciana (All’amatriciana), no Talharim caprese na manteiga (com queijo, tomate e manjericão fresco), no Ragú de carne seca super rápido (molho de tomate com carne seca) e no Canelonni de massa de pastel.
Quer alternativas mais leves? Sim, também temos: Talharim integral com brócolis assado ao alho e óleo, Farfalle aos tomatinhos assados com alcaparras, ervas e um toque de alho, Macarrão com creme de ricota, Macarrão com molho de beterraba e gorgonzola, Espaguete de abobrinha com tomatinhos, muçarela de búfala e manjericão, Talharim de cenoura com creme de queijos com (ou sem) cogumelos (calorias reduzidas) e até um Espaguete integral com molho “à Carbonara” light (com ovo, creme de ricota, shitake e abobrinha). Ah, as Panquecas sem glúten de ricota temperada também são uma ótima escolha.
E, se você quiser navegar ainda mais pelas nossas receitas, veja abaixo mais algumas sugestões:
- Mais de 80 exemplos de que comida light pode ser gostosa (receitas leves e saborosas)
- 40 receitas diferentes com filé de frango para variar sempre
- Mais de 70 sugestões de saladas e molhos
- 30 opções de massa para você escolher sua preferida
- 20 receitas fáceis para o almoço de Dia das Mães
- Festival de Sanduíches (mais de 25 sugestões)
- 15 receitas deliciosas com chocolate
lariqueta
29 de julho de 2014 em 17:59
Tem que fazer a versão pra impressãooooo!! sao muito boas pra ter em casa! <3
Raquel Arellano
29 de julho de 2014 em 18:25
Que post mais completo! E que paciência pra montá-lo, parabéns! <3
http://gordelicias.biz
Luciana C.
29 de julho de 2014 em 19:03
Obrigada, querida! <3
Faz alguns meses que estou mexendo nele e só hoje consegui terminar. Deu trabalho mas acho que valeu a pena. 😉
Luciana C.
29 de julho de 2014 em 19:14
Lariqueta, selecionar e agrupar todas essas receitas já deu um trabalho imeeeenso. Mas prometo que estou pensando em uma solução para quem prefere imprimir as receitas. 😉
beijo
Pingback
31 de julho de 2014 em 11:23
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/07/31/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-julho2014/
Franciele
7 de agosto de 2014 em 19:41
Maravilha!!! Obrigada
Luciana C.
7 de agosto de 2014 em 20:47
😉
Faça bom uso, Franciele!
Karla
27 de agosto de 2014 em 13:40
Adorei! Acabei de casar e não tenho tantas habilidades na cozinha…. o marido vai gostar!
Luciana C.
28 de agosto de 2014 em 17:35
Que bom que vc gostou, Karla. Espero que as dicas e receitinhas ajudem as suas refeições serem gostosas e agradáveis.
Volte sempre 🙂
Izabela
18 de fevereiro de 2015 em 12:14
Ameeeei! Preciso testar todas hihi salvando na lista de favoritos do meu cel.
Luciana Carpinelli
18 de fevereiro de 2015 em 12:38
Izabela, garanto que vc vai gostar!
E, se puder, volte aqui pra contar pra gente o que achou. 😉
Fátima
18 de fevereiro de 2015 em 18:29
Amei. Excelente trabalho. Muito sucesso para você.
Luciana Carpinelli
18 de fevereiro de 2015 em 18:36
Obrigada pelo carinho, Fátima!
E volte sempre para conferir as novas receitas 🙂
Juliana
10 de agosto de 2015 em 21:13
Ameeeei esse post!!! Obrigada!!!
Também adoraria pode imprimir todas as receitas!!!!
Mas já valeu demais!!
Beijos
Luciana Carpinelli
11 de agosto de 2015 em 21:54
Obrigada, Juliana!
Ainda não descobrimos uma forma de facilitar a impressão de todas as receitas de uma vez, mas em cada uma delas há um botãozinho que você pode clicar para imprimi-la. Dá uma olhadinha ali no fim da postagem, ao lado dos links para Facebook, Twitter, Linked In… 🙂
E volte sempre!
Aline
24 de agosto de 2016 em 21:14
Simplesmente magnífico!!!
Luciana Carpinelli
24 de agosto de 2016 em 22:34
Obrigada, Aline!
Beijo e volte sempre 🙂
Fred
23 de dezembro de 2016 em 19:09
Com minha vida atual de solteiro, tive que aprender tudo na marra, suas receitas me ajuda muito.
Obrigado!
Julio Cesar Sacomori
27 de novembro de 2019 em 5:49
Nossa, que post perfeito! Parabéns!
Elias
14 de fevereiro de 2020 em 12:55
Muito boa todas receitas, vou testar.