Macarrão com molho de grão de bico
Abrir a geladeira, dar uma geral nos potinhos de sobras e pensar num jeito de utilizá-las é um dos meus desafios preferidos na cozinha. Sabe aquela sensação de que dali não vai sair nada? Adoro reverter essa situação e ainda terminar com um prato bonito e gostoso.
Um restinho de grão de bico cozido, outro tantinho de molho de tomate, uma porção de macarrão gravatinha, um punhado de ervas picadinhas e um pouco de queijo ralado por cima compõem uma refeição deliciosa e completa. Excelente opção para uma #SegundaSemCarne.
Macarrão com molho de grão de bico
1 porção de massa
1/2 xícara de grão de bico cozido com sal ou temperos (sobras)
1 dente de alho bem picadinho
1/2 xícara de molho de tomate (de preferência caseiro e bem pedaçudo)
1 punhado de ervas frescas picadas
Sal e pimenta do reino a vontade
Queijo ralado para servir (opcional)
Coloque a massa para cozinhar de acordo com as instruções para que fique al dente.
Quando faltarem 3 minutos para completar o tempo de cozimento indicado, escorra o excesso de água (deixando um fundinho, menos do que o suficiente para cobrir o macarrão), acrescente o grão de bico e o alho e misture com cuidado para não quebrar a massa por mais ou menos 2 minutos.
Para finalizar, coloque o molho de tomate e mexa novamente até aquecê-lo, a água evaporar e ficar um molho mais cremoso.
Como eu tinha um pouco do Molho de tomates assados na geladeira, usei e ficou excelente, recomendo. Prove e tempere com sal e pimenta do reino a vontade.
Coloque em um prato e distribua por cima as ervas picadas e o queijo ralado antes de servir, se for usar.
Estas quantidades servem bem uma pessoa.
Samara de oliveira medeiros
10 de setembro de 2014 em 23:27
Oii.. adorei a receita, vim super feliz tentar em casa, mas algo saiu mal kakak virou uma sopa. Suponho q deixei muita agua, fiz a receita com a receita de molho especial e o molho tambem ficou muito aguado.. nao sei onde errei. Mais enfim irei tentar de novo.. Gostaria de deixar a obsercavao que por ai w valido aclarar q o grao de bico deveria ser temperado anteriormente. Pq fiz com ele logo depois de cozinhar e ficou bem sem sabor. Bomm espero q seja util minhas observacoes.. bjss adoro seu blog
Luciana C.
11 de setembro de 2014 em 23:46
Samara, cozinhar é assim mesmo. Tem dias que até eu mesma não consigo reproduzir as receitas que criei.
Mas aproveitando, sim, você não deve deixar muita água e o meu grão de bico, como era sobra, já estava temperado.
Beijo e volta sempre 🙂