Bobó de Camarão muito fácil
Não adianta tentarem me convencer do contrário: sou do calor, mas com direito a sombra e bons drinks geladinhos. E não há nada que combine mais com um dia ensolarado de céu azul do que frutos do mar.
Fazia muito tempo que estava querendo fazer um Bobó de camarão mas sempre acabava adiando por achar que era uma receita complicada. Até que a Lívia publicou no Frango com pequi e me convenceu do contrário. Pois logo providenciei os ingredientes e comprovei que realmente não dá um trabalhããão e que, com um arrozinho simples já temos uma refeição caprichada, rica em sabores e super reconfortante.
Bobó de Camarão muito fácil
300g. de camarão médio limpo
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 1/2 xícara de mandioca (aipim, macaxeira) cozida e sem aquele fiapo do centro
150ml de caldo de camarão
100ml de leite de coco
1/2 maço de coentro fresco picado
Molho de pimenta (opcional)
Azeite de dendê, sal e pimenta do reino a vontade
Em uma panela coloque o óleo e refogue a cebola e o alho. Desligue o fogo, retire metade desse refogado e coloque no liquidificador, junte o leite de coco, o caldo de camarão, sal, pimenta e a mandioca e bata até obter um creme espesso. Reserve.
Reaqueça o refogado de cebola e alho que restou na panela, acrescente os camarões, cozinhando levemente por no máximo uns 3 minutos.
Adicione o creme de mandioca e o dendê (coloque aos poucos para acertar seu paladar — eu usei pouco mais de 1 colher de sopa) e, quando abrir fervura, junte o coentro. Eu adicionei um pouco de molho de pimenta pois achei que faltou um toque picante.
Esta quantidade serve bem 2 pessoas. Para acompanhar, prepare um arroz branquinho.
lialmeidaprado
15 de setembro de 2014 em 8:49
amo bobo de camarão…. o seu ficou com a cara ótima. Vou ter que tirar a preguiça de limpar camarão do couro e fazer rsrsrsrs
Luciana C.
15 de setembro de 2014 em 14:19
Lívia, essa receita é muito prática! E eu acho que vale a pena vencer a preguiça de limpar o camarão pela diferença no preço… 😉
beijo
Lory
20 de fevereiro de 2018 em 13:46
Amei essa receita! Mas como seria esse caldo de camarão? É tipo caldo Knorr?
Luciana Carpinelli
20 de fevereiro de 2018 em 18:18
Lory, é um caldo preparado com as cabeças e a carcaça dos camarões. Você pode até usar o caldo de tablete, mas eu realmente não recomendo pois tem muito sódio e aditivos químicos demais. Sem contar que o caldo feito em casa é muito mais saboroso!
Se quiser, tem a receita completa aqui: https://www.cozinhandopara2ou1.com.br/2013/07/16/caldo-de-legumes-caseiro
Abraço e volte sempre. 🙂