Luci(ana) in the sky with Satis!
No mês passado, recebi um convite super inusitado da Satis!: um jantar no céu. Como já tinha visto reportagens sobre o assunto, achei o máximo e aceitei na hora.
Para quem não sabe do que se trata, esta é uma invenção belga, uma estrutura presa a um guindaste por cabos de aço, construída para proporcionar uma experiência única aos 22 participantes: uma refeição a 50 metros de altura. A imagem acima ilustra bem como as pessoas se sentam ao redor de uma mesa retangular com um corredor ao centro, onde ficam o host, o chef e a equipe de apoio.
Depois da empolgação do convite veio a ansiedade e um friozinho na barriga. Não que eu tenha medo de altura, mas ao analisar a “mesa” do jantar, comecei a me imaginar praticamente solta no céu, sem nada embaixo nem aos lados nem atrás. Os dias demoraram a passar!
Na grande noite, fomos apresentados ao novo tempero Satis! para Frango à Milanesa. É uma mistura pronta com farinha e temperos para empanar filés de frango (e de peixe também), que dispensa o uso de ovo ou qualquer outro complemento: basta abrir o pacote e passar o filé por ele.
Minha primeira impressão foi de desconfiança, principalmente quando os chefs Dalton Rangel e Guga Rocha contaram que o frango empanado ficaria pronto e gostoso em 2 minutos e meio no microondas. Mas eles provaram: prepararam super rápido, nos serviram um pedacinho e eu aprovei — acreditem, é possível!
Depois desta introdução, fomos convidados a tomar nossos assentos, colocamos todos os equipamentos de segurança e a subida começou. A recepção e a atenção dos organizadores e também do Guga e do Dalton foram tão boas que nem percebi muito a mudança de altura.
O jantar foi servido com cerveja, vinho e espumante, o que também ajudou a descontrair, e nos distraiu do vento e da falta de chão. De entrada, um delicioso ceviche; em seguida uma salada caprese desconstruída; um prato caprichado com iscas de frango empanadas nas 3 variações do tempero pronto Frango à Milanesa Satis! (tradicional, ervas com toque de limão e queijo, toque de tomate e manjericão) com confit de figo e gengibre e um delicioso arroz thai, e uma pavlova de frutas amarelas para encerrar.
Entre um prato e outro, a diversão era rodar a cadeira, que girava 180ºC, e apreciar a vista. Sim, dava um friozinho na barriga, mas nada muito radical. Pena que não tinha uma câmera com qualidade melhor que a do celular e não deu para registrar muito bem a aventura.
E depois do jantar no céu, é óbvio que aproveitei a oportunidade para tietar os meninos, que além de lindos são super simpáticos.
Ah, e alguns dias depois do jantar, resolvi testar uma dica do Guga Rocha: usar o tempero de ervas com toque de limão para empanar peixe. Fiz exatamente como indica a embalagem: passei os filés na mistura do pacote, coloquem em uma assadeira e levei ao forno por 10 minutos, virando na metade do tempo. E ficou uma delícia!
E antes que alguém reclame… sim, é industrializado e sim, tem um pouco a mais de sódio. Mas é uma opção super válida para uma refeição rápida e um pouco mais saudável que fast food ou macarrão instantâneo. Eu, Luciana, acho uma ótima ideia ter um desses no armário para os dias mais corridos ou de muita preguiça. #FicaADica para quem quiser experimentar. 😉
Pingback
29 de abril de 2015 em 12:11
http://www.cozinhandopara2ou1.com.br/2015/04/28/quanto-ganha-um-blogueiro-de-gastronomia/
pamela
8 de abril de 2016 em 23:16
deve ter sido mesmo incrível muito bom essa ideia, e o produto deve ser bom tbm vou provar.. abs